Existem três maneiras de cozinhar com vinho: utilizando a bebida no pré-preparo, na panela e no acompanhamento. Ele pode ser usado para marinar a comida, servir como líquido no momento de cozinhar e também para dar mais sabor.
Leia também: 5 dicas para quem gosta de cozinhar com vinho
ATENÇÃO: Use apenas o vinho na sua receita que você goste do sabor. Não adianta ser qualquer rótulo, pois caso não seja do seu agrado, talvez ele acabe estragando o sabor do prato também.
Vinho no pré-preparo
Na fase de pré-preparo, você pode fazer uma marinada. A técnica está em deixar o alimento imerso na bebida, absorvendo os seus sabores. Se o alimento for uma carne, ela agrega o sabor do vinho e também fica mais macia. Normalmente, uma receita de marinada de vinho inclui outros componentes aromáticos como ervas, temperos e especiarias.
Vinho na panela
O vinho é um acréscimo interessantíssimo quando vai direto na panela. Mas quando for cozinhá-lo dessa forma, é preciso ficar atento ao tempo de cozimento, já que é necessário que o álcool evapore. Após 15 minutos de cozimento, cerca de 40% de álcool ainda estará na panela. Mas após 2 horas, esse valor cai para menos de 10%. Portanto, se for fazer uma receita desse tipo, já fique ciente que deve levar algum tempo para que fique pronta.
Deve-se dar atenção também para a quantidade utilizada. Colocar pouco vinho não acrescentará nada ao prato, enquanto se colocar demais poderá arruinar a refeição.
Exemplo: Carne assada ao vinho tinto
Vinho no acompanhamento
Quando se fala em vinho no acompanhamento, estamos nos referindo a molhos e reduções, que é nada mais do que cozinhar um molho lentamente para concentrá-lo e torná-lo mais encorpado. Esse tipo de molho combina muito bem com carnes mais gordas, como costela. Nesse caso, o vinho do Porto é uma ótima escolha, pois é mais licoroso. Para as carnes mais magras, como filé mignon e patinho, você pode diluir a redução com outra base, como um caldo de carne.
Exemplo: Bisteca de porto ao molho de vinho
OUTRA DICA: Se for utilizar o restante de vinho de uma garrafa, fique atento. Após guardado, você ainda pode utilizar o seu vinho por mais uma ou duas semanas. Após esse período, o vinho pode estragar a sua receita.
Referências: Vix, Universo Jatobá