Existe à venda uma variedade de tipo de taças para servir vinhos. Cada uma serve para beber vinhos diferentes, sejam eles tintos, brancos e rosés, ou espumantes. Mas vale a pena ter uma taça para cada tipo de vinho?
Leia também: Manual de etiqueta para degustação
A importância de beber vinho na taça adequada tem a ver com o seu sabor. O vinho terá um sabor muito melhor em sua taça ideal do que em um copo de plástico, por exemplo. A diferença na experiência fica ainda mais clara com esse extremo.
A indústria global do vinho aposta tanto nessa vertente que marcas consagradas como a austríaca Riedel comercializa mais de 400 tipos de taças para vinhos, com o objetivo de oferecer um recipiente para cada tipo de uva ou região!
Mas é claro que você provavelmente não deve ter espaço suficiente para tudo isso nas prateleiras da sua casa. É por isso mesmo que existe uma taça coringa, a chamada taça ISO (International Standards Organization). Ela foi criada em 1970 para servir todos os tipos de vinho. Além de ser conhecida entre os especialistas, é muito utilizada em degustações técnicas. A taça ISO é relativamente pequena, cristalina e tem o bojo maior, fechada na parte superior. É ideal para girar o vinho na taça, realçar a parte aromática e aguçar o paladar dos críticos.
Em resumo, você pode sim ter uma taça para cada tipo de vinho, ou então adquirir as específicas como a de Riedel para degustar os seus preferidos. No entanto, a taça ISO serve justamente para ser o coringa e quebrar esse galho.
Qual taça ideal para cada tipo de vinho?
Talvez você esteja se perguntando, portanto, quais seriam as taças ideias além da ISO. São elas:
- Taça para tintos: Taça Bordeaux (para mais encorpados e com taninos mais acentuados) ou a taça Borgonha (para os concentrados e com menos taninos).
- Taça para brancos: Taças de corpo menor do que a Bordeaux e Borgonha.
- Taça para vinhos rosé: Taça menor que a dos brancos, mas com bojo maior.
- Taça para vinhos de sobremesa e fortificados: Possuem bojo pequeno e são mais estreitas na parte superior.
- Taça para espumantes e champagnes: Taça Flute (fina com bojo alto e boca estreita).
Quanto de vinho servir em cada taça?
- Vinhos tintos devem preencher apenas ⅓ da altura da taça.
- Vinhos brancos podem servir metade de uma taça.
- Já as taças tulipa de espumantes recebem ¾ da bebida.
Detalhes como a quantidade de vinho servido em cada taça auxilia na degustação, mesmo em taças ISO.
Sempre ofereça vinhos brancos antes dos tintos, secos antes dos doces, para não comprometer o paladar, e os mais jovens antes do mais velhos (vinhos de guarda). E deixe o melhor rótulo no final para surpreender seus convidados!