A classificação de vinhos secos, demi sec, suaves e doces é muito comum de ser encontrada, o que pode trazer confusão para os enófilos iniciantes quando querem comprar alguma bebida e não sabem o que preferem. Leia e entenda as diferenças entre esses tipos!
Leia também: O que são os espumantes Crémant?
Essas quatro classificações estão ligadas à doçura do vinho. Cada termo desses identifica a quantidade de açúcar que contém na bebida e a intensidade que apresenta no paladar.
Vinho seco
O vinho seco não tem uma doçura perceptível. Segundo a legislação, essas bebidas precisam ter concentração de açúcar de até 4 gramas por litro para serem consideradas “seco”.
Exemplo: Vinho Gato Negro Tinto Carménère
Vinho meio seco ou demi-sec
Os vinhos demi-sec podem não ter qualquer traço de doçura, serem levemente doces ou com doçura muito perceptível. Pela lei, essa classificação pode ter acima de 4 g/L* até 25 g/L de açúcar residual no vinho. Um vinho com algo próximo a 4,1 g/L de açúcar poderá parecer seco ao paladar, já outro que se aproxime dos 25 g/L será nitidamente adocicado.
Vinho doce (ou suave)
Os rótulos com essa indicação possuem sabor adocicados, nítidos e intensos. Segundo a legislação brasileira, toda garrafa com mais de 25 g/L de açúcar residual pode ser classificado como doce ou suave. Porém, o termo “suave” é utilizado também para descrever um vinho com paladar macio e aveludado. Portanto, é necessário atenção no momento da compra.
Exemplo: Vinho Olaria Suave Tinto
E o vinho licoroso?
Alguns vinhos licorosos podem levar o nome “seco” também. Isso acontece porque, pela lei brasileira, os vinhos licorosos se distinguem principalmente de vinhos com um teor alcoólico específico, entre 14° a 18° G.L.**, e podem ser secos ou doces. Os secos podem conter até 20 g/L (mesmo que ao paladar pareçam doces) e os doces terão mais de 20 g/L.
E os espumantes?
Os espumantes possuem nomenclatura diferente, mas seguem o mesmo conceito que os vinhos.
- Nature: até 3 (três) gramas de açúcar por litro.
- Extra-brut: superior a 3 e até 8 g/L de açúcar.
- Brut: superior a 8 e até 15 g/L de açúcar.
- Sec ou Seco: superior a 15 e até 20 g/L de açúcar.
- Demi-sec, Meio-doce, Meio-seco: superior a 20 e até 60 g/L de açúcar.
- Doce: superior a 60 g/L de açúcar.
Caso mesmo assim não saiba qual desses tipos é de sua preferência, a dica é comprar um de cada – pode ser até as versões mini, que são mais em conta – e descobrir.