Você já deve ter ouvido falar que beber uma taça de vinho por dia pode fazer bem para sua saúde. Muitas pessoas tem o costume de beber essa taça à noite, um tempo antes de dormir. Mas será que tem problema adormecer logo depois?
Leia também: Os 10 melhores benefícios de beber vinho tinto
Sendo realista, álcool e sono não combinam. Mesmo que você esteja tendo as horas recomendadas de sono, beber antes de dormir pode afetar adversamente os efeitos restauradores do sono. De acordo com o especialista em sono da Universidade de Stanford, Dr. Rafael Pelayo, não há problema em desfrutar de uma taça de vinho à noite, mas é melhor dormir sóbrio.
“O conselho que dou aos meus pacientes é aguardar uma hora por taça antes de ir para a cama”, disse o Dr. Pelayo ao Wine Spectator. “Isso é serve especialmente para pessoas que roncam, pois o álcool torna seu ronco mais alto e pior.” Ou seja, se bebeu duas taças, aguarde duas horas para dormir.
Como o álcool é um depressor e impede as funções motoras, não é incomum que uma pessoa sobrecarregada perca a consciência, mas a qualidade do sono na verdade diminui com a intoxicação – as pessoas que dormem sob a influência tendem a acordar com frequência e ter um sono fragmentado. “O objetivo de dormir é que isso o restaura para o dia seguinte”, disse Pelayo. “Então, se você não está obtendo o efeito restaurador do sono, qual é o objetivo?”
O álcool nunca deve ser usado como um auxílio para dormir, e o Dr. Pelayo desaconselha ir para a cama se você está se sentindo tonto. O álcool também é contraindicado com soníferos, especialmente sedativos como zolpidem. Consulte seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando e como o vinho pode ser incorporado com segurança a um estilo de vida saudável.