É comum acontecer de não bebermos todo espumante, seja por um motivo ou outro. Mas não precisa fazer esforço para terminar a garrafa ou ficar com medo da bebida perder a qualidade e ter que jogar fora.
Leia também: O que significa o ‘final’ e a ‘persistência’ do vinho?
Do mesmo modo que a bomba vacuvin serve para fechar tinto e brancos, sem perder sua propriedade, existe uma opção para os espumantes. É uma rolha especial de armazenagem chamada tampa para espumante. Em geral, esse acessório costuma a conservar a bebida por até 7 dias. A tampa encaixa bem na garrafa, mantendo a pressão e todas as características do espumante.
O espumante deve ser mantido na geladeira ou na adega climatizada em pé, de preferência em torno de 15°C. É importante evitar a porta da geladeira, pois a movimentação desta pode causar a liberação de oxigênio da bebida e provocar a expulsão da tampa.
Há vários estilos e designs de tampas de espumante diferentes, em valores acessíveis. É um produto indispensável na hora de guardar a sua bebida!
Outra opção é adquirir espumantes em garrafas menores, chamados de “baby” ou “mini”. Dependendo da produtora, elas costumam vir nas opções 187ml, 200ml, 250ml e 375ml. Elas são ideais para dar de presente. A sugestão é guardá-las e, quando sobrar algum vinho ou espumante, armazenar o restante da bebida nessas garrafas menores, para uma melhor conservação.
3 comentários
PARABÉNS
Ótimas matérias!
Muito obrigado, Jussara! Ficamos muito felizes com seu comentário.
Comprei uma destas no Bebidas do Sul. Funciona muito bem