Talvez você já tenha olhado o rótulo de um vinho que tinha a sigla GSM e ficou na dúvida do que poderia significar. A resposta para isso é muito simples.
Leia também: As expressões Grand Cru e Premier Cru
Os vinhos GSM são os famosos blends feitos a partir das uvas Grenache, Syrah e Mourvèdre, clássicos da região de Côtes du Rhône. A sigla, portanto, segue as iniciais de cada uva. Nessa região francesa, os vinhos podem ter até 19 tipos de variedades diferentes. No entanto, essas três castas é que costumam dar o tom dos vinhos da região.
Um exemplo é o vinho Sang Mêlé, composto por 17% Grenache, 27% Syrah, 3% Mourvèdre, 25% Malbec, 20% Braucol, 5% Négrette e 3% Carignan.
Nos blends GSM, a uva Grenache (também escrito como Garnacha) tende dar mais leveza à bebida e também mais sabores de frutas vermelhas. Essa variedade costuma ser predominante nos vinhos do sul do Rhône.
Já a Syrah (ou Shiraz) é mais presente no norte (em Hermitage e Côte Rotie) e tende a gerar sabores de frutas negras, além de notas clássicas como a de bacon.
E, por fim, a uva Mourvèdre costuma ser usada como complemento, pois traz mais cor e estrutura (taninos) ao vinho, além de aromas florais.
Você já experimentou um vinho GSM? Se sim, o que achou?