São Joaquim é uma cidade localizada em Santa Catarina, onde o enoturismo tem ganhado cada vez mais espaço. A região se destaca na produção de vinhos finos de altitude, obtendo excelente classificação entre os melhores da EXPOVINIS, a maior feira de vinhos da América Latina.
Leia também: outros textos da sessão Destinos Brasileiros
Se Santa Catarina já é conhecida pelas suas belas paisagens, imagina só as vinícolas! Em época de frio às vezes pode até acontecer de nevar em São Joaquim, deixando a vista ainda mais maravilhosa e toda branquinha por causa dos flocos. A cidade chega a ser conhecida por ser a mais fria do Brasil. Se você não se importa que temperatura possa chegar ao redor de 5ºC, visitá-la no inverno pode ser uma boa dica.
A região conta com uma grande quantidade de vinícolas que você pode visitar, como a Leone di Venezia, Sanjo, Villaggio Conti, Hiragami, Villagio Bassetti, Monte Agudo, Suzin, Villa Francioni, D’Alture e Pericó. A mais conhecida, provavelmente, é a Villa Francioni.
A Villa Francioni possui uma área de mais de 4.400m² e produz cerca de 300 mil garrafas de vinhos finos por ano. Seus vinhos focam nas uvas cabernet sauvignon, merlot, chardonnay, cabernet franc, malbec, syrah e sauvignon blanc. Os espumantes seguem o método champenoise, o mesmo utilizado nas vinícolas francesas e no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.
Para visitar a vinícola, é necessário fazer reserva. A visitação tem horários pré-definidos e número máximo de pessoas por grupo. Durante o passeio, você pode olhar as acomodações e as plantações, e no final há uma degustação dos principais rótulos da Villa Francioni.
Como chegar em São Joaquim
Se for a partir de Florianópolis pela BR 101, pode entrar na SC 438 em Tubarão e subir a Serra do Rio do Rastro até Bom Jardim da Serra.
Se for a partir do Sul, pode sair da BR 101 um pouco antes, na localidade do Morro da Fumaça. A estrada passa por Urussanga e encontra a SC 438 em Orleans.
Outros passeios interessantes
- Mirante das Araucárias: vale a pena dar uma passada no Mirante das Araucárias, onde você pode enxergar um campo de araucárias e belos vinhedos
- Praça João Ribeiro: local da igreja matriz da cidade, essa praça possui algumas esculturas e um pequeno lago com fonte, que costuma a ficar congelado em dias mais frios
- Belvedere: após uma escadaria, você tem uma vista panorâmica da cidade de São Joaquim