James Suckling é um dos críticos de vinho mais renomado do mundo. Ele é estado-unidense e um jornalista que passou 30 anos escrevendo para a revista Wine Spectator até sair e criar o próprio site em 2010.
Leia também: Vinho Don Melchor conquista 100 pontos de James Suckling
Enquanto trabalhava na Wine Spectator, ele costumava a provar cerca de 4.000 vinhos anualmente, sendo que mais ou menos metade disso eram de rótulos italianos. Nessa época, ele estabeleceu e gerenciou o escritório europeu da revista, morando em Paris, Londres e, enfim, Toscana, onde vive atualmente. Sua especialização é, portanto, mais centrada nos vinhos de Bordeaux e da Itália.
O prestigiado crítico tem uma visão bastante poética do que faz. A revista italiana Gentleman uma vez fez-lhe a pergunta: o que realmente significa um vinho fino? “Vinho é como música”, Suckling respondeu, explicando que da mesma forma que uma música não precisa de conhecimento para ser apreciada, pois ela se conecta às suas emoções, o vinho também deveria ser analisado emocionalmente pelos bebedores de vinho, não cientificamente. Ele ainda adicionou que todo e cada vinho bom deveria “comovê-lo” de alguma forma, “como a música, literatura e o amor fazem”.
Hoje em dia, James Suckling é CEO e editor do próprio site,
JamesSuckling.com. Ele diz que, desde o início da carreira, estima que deve ter experimentado cerca de 225.000 vinhos. No website é possível encontrar mais de 120.000 classificações de vinhos por enquanto.
A classificação de Suckling é um sistema de 100 pontos, sendo 90 a pontuação mínima. Seguindo a escala, um vinho 95-100 é um considerado um “deve-se comprar” e um 90-95 é um vinho excelente.
Conheça alguns vinhos pontuados por James Suckling:
Vinho Redigaffi
Apresenta coloração púrpura, intensa e profunda. Um Merlot de exceção. Redigaffi revela-se em finas camadas de frutas, ressaltando a perfeita harmonia entre a fruta e a madeira. Mostra-se exuberante e encorpado no paladar, com taninos polidos e longa persistência. Redigaffi é um dos melhores Merlots da Itália, uma verdadeira obra-prima.
- 98 pontos – James Suckling Safra: 2013
- 95 pontos – James Suckling Safra: 2014
- 99 pontos – James Suckling Safra: 2013
- 98 pontos – James Suckling Safra: 2012
- 99 pontos – James Suckling Safra: 2011
Clique aqui para comprar o vinho Redigaffi
Vinho Meli Dueño de La Luna Carignan
Vinho com aroma de amoras, ameixas e frutas negras. Muito intenso e expressivo. Possui cor vermelho intenso com tonalidade violeta. No paladar é cremoso e suave, com taninos firmes que são bem equilibrados com a acidez.
- 93 pontos – James Suckling
Clique aqui para comprar o vinho Meli Dueño de La Luna Carignan
Vinho Tinto Cobos Malbec
Elaborado 100% a base de Malbec de vinhas velhas com mais de 80 anos de idade. este é um vinho denso, voluptuoso, com textura aveludada e muito suculenta. Com um vasto leque aromático que vão aparecendo ao longo do momento da degustação, surgem notas de especiarias adocicadas como cravo e canela, notas florais como sândalo e flor de cerejeira.
- 99 pontos – James Suckling
Clique aqui para comprar o vinho Tinto Cobos Malbec
Vinho Valle Las Acequias Clase A Bonarda
A uva Bonarda é de cultivo difícil, mas que se aclimatou perfeitamente bem na Argentina. Muito suscetível a doenças causadas por fungos, e é necessário um período de maturação da uva extremamente longo para garantir a produção de vinhos de qualidade, com elegantes taninos e aromas atraentes.
- 93 pontos – James Suckling
Clique aqui para comprar o vinho Valle Las Acequias Clase A Bonarda
2 comentários
Por que tanta ira senhor Paulo, ilustre desconhecido!… Suckling fala aos apreciadores de vinho, notadamente, gente de bem com a vida, capaz de se emocionar com a musica, literatura, uma boa taca de vinho…
Desculpe, mas para quem está nessa há mais tempo, esse “crítico”será sempre lembrado como o sujeito que deu 100 pontos para o Ornellaia logo após o vinhedo ter sido adquirido pelos Mondavi. Como não bastasse ser um vendido, o homem é um idiota em grau acentuado. Merece levar uma surra de Dioniso, que como se sabe é um Deus vingativo, muito vingativo – vide o destino de Penteu.