A lasanha é um prato versátil, que pode agradar diversos paladares. É um prato para a toda a família, para comer individualmente ou para preparar à pessoa amada. De qualquer forma, independentemente do momento e da companhia, este prato pode combinar perfeitamente com vinho.
Leia também: Vinhos que harmonizam com peixes e frutos do mar
Lasanha à bolonhesa
Esse é o tipo mais tradicional de lasanha. É um prato robusto, que precisa de tintos igualmente encorpados. A sugestão fica com vinhos Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec, Tannat ou Sagrantino. Experimente harmonizar com o vinho Terrapura Classico Cabernet Sauvignon.
Clique aqui para adquirir o Terrapura Classico Cabernet Sauvignon.
Lasanha ao sugo
Leve e saborosa, a lasanha ao sugo é feita com queijo e presunto. Diferente da bolonhesa, é melhor fugir dos vinhos tintos encorpados e escolher os menos vigorosos, como os Zinfandel, Carmenère, Tempranillo, Sangiovese, Grenache e Merlot. O vinho R. Mondavi Woodbridge Zinfandel é um tinto estadounidense que deve completar o prato.
Clique aqui para adquirir o R. Mondavi Woodbridge Zinfandel
Lasanha aos 4 queijos
O molho à base de queijos pede vinhos mais encorpados, principalmente quando são usados queijos como parmesão, provolone ou gorgonzola. Escolha um Cabernet Sauvignon ou espumante. O vinho Gran Lila Reserva Cabernet Sauvignon pode encaixar-se perfeitamente.
Clique aqui para adquirir o Gran Lila Reserva Cabernet Sauvignon
Lasanha de berinjela
Esse prato italiano harmoniza muito bem com vinhos à base de Sangiovese, como os de Chianti, ou um Primitivo italiano. Também pode combinar com um Zinfandel da Califórnia. Caso preferir branco, escolha um Chardonnay. Nossa dica é testar a combinação com Ruffino Chianti DOCG.
Clique aqui para adquirir o Ruffino Chianti DOCG
Lasanha vegetariana
Essa é uma opção mais saudável, que agrada outros paladares. Para harmonizar com ela, é importante perceber qual será o sabor predominante do prato. Tomates ou pimentões ficam bem com Sangiovese ou um vinho rosé. Já verduras como espinafre e brócolis podem combinar com Sauvignon Blanc. Sabores mais adocicados, como abóbora, podem ser ressaltados com um Chardonnay. O vinho Circus Pinot Noir pode ser a opção ideal.
Clique aqui para adquirir o Circus Pinot Noir
Lasanha ao funghi
Bastante sofisticada, a lasanha ao funghi merece cuidado na hora de harmonizar. Se quiser combinar com um vinho branco, escolha um Chardonnay, se preferir tinto, um Pinot Noir. Porém, espumantes também podem fazer um acompanhamento delicioso. O vinho Circus Pinot Noir também pode ir bem aqui.
Clique aqui para adquirir o Circus Pinot Noir
Referência: Tintos e tantos
Fotos: Freepik