A harmonização de vinhos com carnes é muito popular e apetitosa. Quem gosta de carne e de beber vinho geralmente já fez ou já experimentou essa combinação deliciosa. Porém, nem todo mundo sabe quais tipos de vinho acompanham melhor uma carne de porco e nós estamos aqui para ajudar.
Leia também: Lasanha e vinho: aprenda a harmonizar
Os cortes de carne de porco mais gordurosos, como pernil e costela, harmonizam bem com vinhos tintos. Uvas como Pinot Noir, Tempranillo e Merlot são as ideais para acompanhar esse tipo de prato. Um rótulo que podemos recomendar é o Humberto Canale Estate Malbec, que é perfeito para beber junto a uma costela de porco assada com alecrim. Sobre o vinho:
Este vinho tinto chama a atenção logo ao ser servido. No lugar das típicas frutas maduras, este traz aromas de frutas frescas e de pétalas de violeta. O paladar é marcado por extrema elegância: acidez pronunciada e taninos delicados, tudo em perfeito equilíbrio. Ao final, nota-se que os delicados taninos pregaram os morangos nas bochechas, deixando seus sabores persistirem por um tempo em boca.

Foto: Rob Howard
Caso esteja querendo algum vinho para harmonizar com cortes mais magros e de sabor mais suave, como picanha e lombinho, procure por rótulos brancos que sejam da uva Chardonnay ou Sauvignon Blanc. Você também pode experimentar a combinação com o vinho africano De Grendel Viognier. Sobre o vinho:
Vinho de coloração amarelo palha, incrivelmente brilhante. O aroma revela o verdadeiro estilo do Viognier, com vibrantes notas de frutas brancas de caroço, como pêssego e damasco, permeadas por delicadas nuances de manteiga e cera de abelha. Em boca o caráter frutado abre espaço para notas mais cítricas, envolvendo graciosamente o paladar com nuances minerais e um delicado toque de laranja.
Talvez você esteja se perguntando se pode beber vinho com bacon. Claro que pode! Por causa da quantidade de gordura na carne, é necessário um vinho que possa segurar isso. O saboroso vinho tinto Casillero del Diablo Reserva Privada, fica ótimo acompanhando batatas recheadas com bacon e queijo. Confira sobre ele:
Vinho vermelho escuro, rubi intensa e brilhante. No olfato, tem elegantes notas de cassis acompanhados por cereja e ameixa, que se ligam com exuberante fruta preta e fresca. 14 meses de estágio em barricas adiciona complexidade no nariz, com destaque para a presença de baunilha, fumaça e cedro. Na boca é um vinho com estrutura e firmeza, mas ao mesmo tempo apresenta taninos suaves e elegantes. Fruit bem equilibrado, com as contribuições de madeira mantendo uma acidez vibrante, que é acompanhado por um final longo e persistente.
O Vistalba Corte C é uma opção para quem quer fazer um prato mais prático, como panqueca de bacon. Seu aroma e sabor deliciosos irão deixar a refeição mais requintada e completa. Saiba mais sobre o rótulo:
De coloração vermelho violáceo, apresenta aroma de frutas vermelhas como cereja mesclada com notas de chocolate, tabaco e pimenta preta. Em boca é frutado, com taninos firmes e final persistente.

Foto: lifeforstock @ freepik
Lembre-se que você ainda pode inovar na receita e fazer muito mais que uma harmonização: incluir o vinho no molho! Recomendamos a leitura da receita de bisteca de porco com molho de vinho, cuja lista de ingredientes inclui o seu vinho branco preferido.
Créditos foto do topo: Jeremy Simons
1 comentários
[…] preferência aos tintos com baixos taninos ou aos brancos com alta mineralidade. Confira aqui algumas sugestões de […]