A harmonização de vinhos com carnes é muito popular e apetitosa. Quem gosta de carne e de beber vinho geralmente já fez ou já experimentou essa combinação deliciosa. Porém, você deve estar se perguntando: que tipo de vinho combina com carne de porco?
A carne de porco tem diversos cortes. Assim como cada corte agrada paladares diferentes, eles também combinam com vinhos diferentes. Isso porque há sabores mais intensos e mais suaves, mais e menos gordurosos.
Para auxiliar na combinação, recomendamos as seguintes dicas:
Que vinho combina com pernil de porco?
Pernil de porco é um corte mais gorduroso, portanto combina melhor com vinhos tintos. Uvas como Pinot Noir, Tempranillo e Merlot são coringas para acompanhar esse tipo de prato. No entanto, nossa sugestão aqui é um Cabernet Sauvignon: o argentino Altos Del Plata Cabernet Sauvignon. Pode ser harmonizado perfeitamente junto à legumes assados. Sobre o vinho:
Fresco e expressivo, este vinho revela aromas vibrantes a frutos pretos (cassis e amoras) e delicadas especiarias (canela e cravo), misturados com subtis notas tostadas e de baunilha, com um paladar rico e vivo.
Leia também: Molho de damasco e vinho
Qual vinho combina com costela de porco?
Costela de porco também é um corte gorduroso, portanto harmoniza bem com vinhos tintos. Pinot Noir, Tempranillo e Merlot são as castas ideais para fazer essa combinação. Um rótulo que podemos recomendar é o Humberto Canale Estate Malbec, que fica ótimo para beber junto a uma costela de porco assada com alecrim. Sobre o vinho:
Este vinho tinto chama a atenção logo ao ser servido. No lugar das típicas frutas maduras, este traz aromas de frutas frescas e de pétalas de violeta. O paladar é marcado por extrema elegância: acidez pronunciada e taninos delicados, tudo em perfeito equilíbrio. Ao final, nota-se que os delicados taninos pregaram os morangos nas bochechas, deixando seus sabores persistirem por um tempo em boca.
Leia também: Costela ao vinho tinto
Qual vinho combina com lombo de porco?
Já o lombinho suíno é um corte mais magro e de sabor suave, diferente aos anteriores. Sendo assim, procure por rótulos brancos que sejam da uva Chardonnay ou Sauvignon Blanc. Você também pode experimentar a combinação com o vinho brasileiroMonte Paschoal Reserva Chardonnay. Sobre o vinho:
Vinho brilhante, denso e amarelo palha. No olfato, predominam aromas de frutas em calda, notas de amanteigado, amêndoas, especiarias e chocolate branco. Tem paladar refrescante, equilibrado, untuoso, com boa acidez, concentrado e sabor persistente.
Que vinho combina com picanha suína?
Assim como o lombinho, a picanha suína é um alimento suave e magro. São peças que podem casar bem com vinhos brancos, como Chardonnay e Sauvignon Blanc. No entanto, um bom tinto pode fazer a diferença nessa harmonização. É o caso do argentino Terrazas Reserva Malbec, que funciona incrivelmente com a picanha suína. Saiba mais sobre o vinho:
Em nariz, tem notas florais e frutadas intensas. Presença de rosas, violetas e maduros aromas de cereja preta. Revela um caráter tostado e picante da pimenta preta e cravinho. Já em boca, é estruturado, equilibrado, com taninos presentes, notas de baunilha e frutas maduras. Seu paladar doce e suculento entregam finesse, taninos delicados e um elegante acabamento de frutas negras.
Qual vinho combina com bacon?
Talvez você esteja se perguntando se pode beber vinho com bacon. Claro que pode! Por causa da quantidade de gordura na carne, é necessário um vinho que possa segurar isso. O saboroso vinho tinto Vinho Terrazas Reserva Cabernet Sauvignon, principalmente junto a um filé mignon. Confira sobre ele:
Vinho rubi. No olfato, predominam notas temperadas, tomilho e pimenta verde em harmonia com intensas notas de cogumelo e fruta negra. Em boca, é amigável e delicado, apresenta um final persistente e preciso.
O Vistalba Corte C é uma opção para quem quer fazer um prato mais prático, como panqueca de bacon. Seu aroma e sabor deliciosos irão deixar a refeição mais requintada e completa. Saiba mais sobre o rótulo:
De coloração vermelho violáceo, apresenta aroma de frutas vermelhas como cereja mesclada com notas de chocolate, tabaco e pimenta preta. Em boca é frutado, com taninos firmes e final persistente.
Leia também: Medalhão de frango com bacon
Qual bebida combina com joelho de porco?
Joelho de porco (ou Einsbein) pode impressioná-lo quando servido com vinho. Uma das dicas é deixar na mesa um vinho branco alemão Riesling, ou então podemos sugerir o brasileiro Panizzon Ancellotta Tinto. Ideal para dias frios, ele também combina com feijoada e acompanha bem carnes exóticas. Saiba mais:
O vinho tinto fino Ancellotta é produzido com uvas de vinhedos próprios, com mudas selecionadas, resultando assim um vinho com boa complexidade aromática. Em visão, é vermelho profundo com nuances alaranjadas. Tem olfato intenso com notas de menta combinadas com baunilha e tostados, que denotam sua passagem por carvalho. Apresenta toque de café torrado. Em boca, tem corpo exuberante, com taninos maduros, com retrogosto persistente e agradável.
Leia também: Tem como harmonizar vinho com feijoada?
Qual vinho combina com linguiça?
Linguiça já é um tema mais delicado, pois essa linguiça pode ter sabores variados, como apimentados ou não, além dos acompanhamentos. Geralmente podem ser harmonizadas com excelência com rosés e tintos, como Pinot Gris e Rioja.
Lembre-se que você ainda pode inovar na receita e fazer muito mais que uma harmonização: incluir o vinho no molho! Recomendamos a leitura da receita de bisteca de porco com molho de vinho, cuja lista de ingredientes inclui o seu vinho branco preferido.
Créditos foto do topo: Jeremy Simons
1 comentários
[…] preferência aos tintos com baixos taninos ou aos brancos com alta mineralidade. Confira aqui algumas sugestões de […]