A diferença entre vinhos finos e vinho de mesa tem tudo a ver com a planta produtora da uva. A videira dos vinhos finos vem de uvas do tipo Vitis vinifera, que inclui as famosas Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay. Esses são grãos mais adequados para a vinificação, possuem grãos menores e casca mais grossa. Exige o máximo cuidado durante o cultivo, e também não se adapta a qualquer tipo de terreno.
Leia também: Fatos sobre harmonizaçãoq ue você precisa saber
Os vinhos de mesa, por outro lado, provém das uvas como a Vitis labrusca, Vitis rupestris, Vitis riparia e Vitis bourquina. Estas também são conhecidas como uvas americanas, mais adequadas para fazer sucos, uvas passas e para o consumo direto. Os grãos delas são maiores e possuem casca fina, diferente das uvas utilizadas para os vinhos finos. Além disso, elas se adaptam a diversos tipos de terras.
Entendendo os rótulos
Se em um rótulo de vinho constar a denominação “Vinho Fino”, quer dizer que a bebida é composta exclusivamente de uvas de melhor qualidade. Mesmo que venha escrito “Vinho de Mesa Fino”, a bebida será completamente elaborada a partir de uvas Vitis vinifera, ainda que conste a palavra “Mesa”. Assim, vinhos em cujo rótulo consta apenas o termo “Vinho de Mesa” é que serão elaborados com uvas americanas.
A diferença nas características dos vinhos
Vinhos finos:
- Aspecto mais claro, límpido;
- Aroma de maior complexidade (propício a muitas sensações);
- Sabores delicados e mais variados;
- Processo de produção mais rigoroso seguindo padrões qualidade e normas.
Vinhos de mesa:
- Coloração mais opaca;
- Aromas rústicos;
- Sabores intensos, porém sem amplitude;
- Processo de produção que admite outros produtos além de uvas.
2 comentários
Muito interessante!
Olá Adrien!
Muito legal aprender sobre essa diferença. No Brasil a maior parte do consumo de vinho é o de mesa.
Abraço,
Filipe Franco