Apesar da origem francesa, a uva Merlot é uma das mais populares do Brasil. Seu vinho tem aroma intenso e menor acidez, o que torna a bebida agradável à maioria dos paladares, desde os novatos e até quem já bebe há muito tempo.
Leia também: Como diferenciar o vinho Cabernet Sauvignon do Merlot?
Separamos 10 curiosidades sobre a Merlot para você conhecer!
1) A origem do nome Merlot
Dizem que o nome Merlot vem do pássaro chamado Merle (mais conhecido como Merlo-preto), que vive na região de origem da uva.
A teoria é que a fruta ganhou esse nome devido à coloração de quando está madura, que é bem parecida com o preto do pássaro.
2) Merlot branco?
Vinho Merlot branco existe, e ele é feito quando a polpa da uva não entra em contato com a casca na fermentação, pois são separadas. Lembrando que é a “pele” do fruto que dá a cor escura aos vinhos.
O resultado desse procedimento é um vinho branco, com alguns reflexos indicadores de que a bebida não é de uva branca. Sendo assim, trata-se de um estilo de vinho rosado, feito a partir de uvas Merlot, as quais passaram por fermentação sem a casca, resultando em um vinho de cor rosa claro, com nuances de vinhos tintos.
3) Merlot é a segunda uva mais cultivada no mundo
Você sabia que a uva Merlot é a segunda mais cultivada do mundo? Ela está inclusa no famoso corte bordalês, composto de uvas cultivadas em uma região tradicional no mundo das vinícolas, em Bordeaux.
4) Harmonização de vinhos Merlot
Vinhos Merlot em geral são coringas na hora de combinar com carnes, sejam elas bovinas ou suínas. Também harmonizam com queijos cremosos, ensopados e até mesmo com a feijoada brasileira!
Leia também: Tem como harmonizar vinho com feijoada?
5) Merlot é a mais cultivada na França
Além de ser a segunda uva mais cultivada no mundo, ela chega em primeiro lugar na França. Ela fica junto no ranking seguida pela Pinot Noir e Carbenet Sauvignon.
Os principais locais de cultivo estão nas regiões de Pomerol e St. Émillion. No Sul, o cultivo aumentou nos últimos anos, especialmente na região de Languedoc-Roussillon.
6) Denominação de Origem no Brasil
No Rio Grande do Sul, mais precisamente no Vale dos Vinhedos, a Merlot recebeu reconhecimento de uma Denominação de Origem.
Um comitê analisou a bebida para julgar se encaixa na lista de vinhos que tem procedências geográficas únicas.
7) Utilizada em espumantes
A Merlot contribui no equilíbrio da acidez, fator essencial para tornar um vinho mais palatável. Portanto, é bastante utilizada para elaborar espumantes, considerada uma alternativa aos produtores que visam melhorar a qualidade sem grandes impactos nos custos.
8) Nem sempre foi tão popular
Apesar da popularidade atual, a Merlot nem sempre foi a favorita das vinícolas. Do século 18 até meados do século 20, esta uva era quase que renegada na França, sendo conhecida apenas como “mais uma uva tinta”.
Entretanto, mais precisamente ao final do século 20, este tipo de uva ganhou grande notoriedade nos países pertencentes à América do Sul, onde se apresenta em diversas formas de vinho Reservado Merlot, também está presente nos Estados Unidos, fazendo com que a Merlot se tornasse reconhecida como uma uva elegante que se tornou popular.
9) Merlot é uma uva versátil
Uma das principais razões pelas quais a Merlot se tornou popular é pela sua versatilidade. Isso porque ela permite a elaboração de vinhos mais leves, jovens e delicados como também de vinhos mais encorpados, mantendo elevado padrão de qualidade nos dois casos.
A diferença quanto à obtenção do resultado reside no tempo de armazenamento. Quanto mais tempo o vinho desta uva fica armazenado, mais encorpado ele se apresenta.
10) A Merlot tem rápida maturação
Um dos pontos que fazem com que a Merlot seja uma uva de fácil cultivo se comparada às demais é por conta da rapidez com a qual ela amadurece. Assim, é possível que os produtores tenham um bom rendimento na colheita, o que favorece o preço mais acessível para a população e geral.
Sabe de alguma curiosidade sobre a Merlot que nós não contamos? Fala pra gente aqui nos comentários!