Você já reparou que às vezes o vinho tem uma espécie de pó boiando ou no fundo da garrafa ou da taça? Isso não significa que seu vinho está estragado! Trata-se de “sedimentos” ou “borras”, reações completamente naturais que aparecem em tintos não filtrados ou em tintos mais velhos. Continue lendo para saber mais sobre.
Leia também: O que é e como funciona o decanter?
Vinhos tintos tendem a ficar mais claros, perdendo a cor com o tempo. Isso acontece porque com o passar dos anos os pigmentos desses vinhos tendem a sofrer modificações químicas, fazendo com que borras fiquem boiando na bebida ou depositados no fundo da garrafa.
Por surgirem em todo tipo de vinho, as borras costumam assustar as pessoas, que pensam que sua bebida está estragada. No entanto, as borras são totalmente naturais e inofensivas! Os únicos problemas que elas podem dar é sabor amargo ao vinho e comprometer sua textura, o que não é critério para alarde. Ao verificar sedimentos presentes no vinho, não se preocupe que é possível removê-los. Sendo assim, caso você pretenda abrir uma garrafa que tenha borras, é melhor deixá-la de pé por alguns dias para que os sedimentos se depositem no fundo da garrafa e então, antes de beber, decantar o vinho.
Siga essa descrição breve sobre como decantar um vinho:
- Deixe a garrafa em pé para que os sedimentos se depositem no fundo.
- Abra a garrafa com cuidado.
- Incline a garrafa sobre uma decanter limpa.
- Despeje o vinho devagar, parando antes de atingir os sedimentos.
- Deixe o vinho na decanter para “respirar” por um tempo.
- Sirva o vinho nas taças.
- Limpe a decanter logo após o uso.
Esses passos simples ajudarão a melhorar o sabor e a aparência do vinho ao remover quaisquer sedimentos indesejados.
3 comentários
Boa Tarde !!
Primeira vez que estou entrando nesse blog dos vinhos e estou amando as dicas dadas por aqui e já me tirou muitas dúvidas. Estou iniciando no mundo dos vinhos e estou bastante curiosa.
Olá, boa tarde, Gleide!
Ficamos muito agradecidos com seu elogio. Seja bem-vinda ao mundo dos vinhos e espero que continuemos tirando suas dúvidas!
Estás no lugar certo, Gleide! Sigo o blog há anos e aprendi muito sobre vinho por aqui.