A Itália é um país muito rico em relação ao vinho. A região está em segundo lugar no ranking dos 10 maiores exportadores de vinho no mundo, e ainda está na mesma posição entre os 10 maiores produtores de vinho no mundo.
É difícil aprender sobre todas as variedades de uvas viníferas italianas: atualmente, existem cerca de 350. Há rumores que sejam mais 2.000 diferentes castas sendo plantadas no país.
Leia também: Toscana: um dos mais belos destinos de enoturismo
TOP 5 uvas mais plantadas na Itália
- Sangiovese
- Montepulciano
- Catarratto Bianco
- Merlot
- Trebbiano Toscano
Sobre algumas regiões
— Lombardia: Região de onde saem os melhores espumantes italianos, a DOCG Franciacorta, espalhada por 19 comunas ao redor da cidade de Brescia. Os espumantes de Franciacorta são produzidos pelo método tradicional de fermentação na garrafa. São os únicos capazes de rivalizar com os de Champagne, França.
— Emilia-Romagna: Mais conhecida no Brasil pelos volumes grandes de importação do vinho Lambrusco branco. O Lambrusco é produzido também na versão rosé e tinto, sendo um vinho para consumo rápido já que não suporta envelhecimento.
— Veneto: Conhecida pelos vinhos Valpolicella e, especialmente, os Proseccos que invadem as prateleiras de lojas e supermercados.
— Abruzzo: Os mais conhecidos são o Trebbiano branco e Montepulciano d’Abruzzo tinto, também com a combinação uva + cidade, no nome. Importante não confundir a uva Montepulciano com a cidade do mesmo nome na Toscana, onde imperam outras cepas.
— Puglia: Região não muito representativa, mas que começa a crecer de importância com o ressurgimento dos vinhos Primitivo de Manduria DOC, que dizem ser a origem para a cepa americana, Zinfandel. Os americanos não tendem a compartilhar dessa versão, mas na boca essa semelhança é latente.
Mapa do vinho da Itália
Abaixo, separamos um mapa do vinho da Itália, que facilita o entendimento das regiões vinícolas italianas e sua grande variedade de uvas.
Referências: Sobre Vinho, Falando de vinhos.