Com o Dia dos Namorados chegando, não há nada como um presente bem clássico: chocolate e vinho. Essa é uma combinação que nunca falha e muita gente aprecia! Porém, por causa da quantidade de açúcar, é necessário cuidado na hora de harmonizar.
Leia também: Vinoterapia: Spa em Londres tem banho em vinho e massagem
Chocolates que costumam a ser dados em Dia dos Namorados são mais especiais, com sabores diferentes. Para conciliar o sabor com vinho, é imprescindível considerar o tipo de chocolate e a quantidade de untuosidade que ele tem.
Chocolates amargos e com muito cacau
Os chocolates mais fortes e os com 75% cacau se adaptam melhor ao vinho tipo seco. O recomendado é procurar por um vinho que tenha 10 a 60 gramas de açúcar por litro, de preferência que seja feito com as uvas Syrah, Zinfandel ou Malbec.
Chocolates brancos
Se o chocolate for branco, ele pode ser acompanhado de um vinho de colheita tardia, ou então um belo espumante moscatel. Essa também é uma boa dica para caso, invés do presente, servir uma torta ou bolo em um encontro de Dia dos Namorados.
Em especial, recomendamos o rótulo espumante Terranova Moscatel.
Chocolates muito doces
Se o chocolate for muito doce, o ideal é adquirir um Vinho do Porto. Esta é a melhor alternativa, pois ele não amarga o gosto da sobremesa.
Chocolate com frutas secas ou castanhas
Se por acaso o chocolate tiver frutas secas, o Merlot é a melhor escolha. E se tiver castanhas, precisa de um vinho marcante e de paladar aveludado, o que novamente é recomendado o Vinho do Porto.
Chocolate com café
Aqueles chocolates com um sabor e aroma de café costumam ser mais fortes, as vezes até mesmo no cacau. Nesse caso, é importante buscar vinhos mais licorosos e pouco oxidados, que lembrem o mesmo aroma. Geralmente, esse tipo de vinho tem um gosto de “envelhecido”. Pode encaixar bem aqui um Marsala ou Jerez.
Brigadeiro
Para suportar o sabor do brigadeiro, o vinho deve ter alto teor alcoólico e textura encorpada, com sabores frutados. Ele combina bem com vinho do Porto Ruby. Também pode encaixar bem com vinho do Porto Vintage, Colheita ou LBV.
Brownie ou cupcake de chocolate
Apesar do chocolate não estar presente em barra ou em trufa nesse caso, ainda existem casais que buscam presentear um ao outro com versões gourmet de brownies ou cupcakes.
Nesse caso, é importante levar em conta todos os ingredientes envolvidos na receita. Vai só chocolate, ou existem sabores cítricos, doces, frutas também?
Em geral, vinhos Banyuls, Jerez de Pedro Ximénez, vinho do Porto LBV podem funcionar bem.
LEMBRE-SE que o ideal na combinação é ter vinhos e receitas com o mesmo nível de doçura. Além disso, faz parte do segredo ter a bebida na temperatura correta.