Algumas taças de vinho são bem frágeis, como as feitas de cristal. É preciso ter cuidado na hora de higienizá-las, pois além de serem de um material mais delicado, dependendo da lavagem você pode acabar danificando o sabor do próximo vinho que beber ali dentro.
Leia também: Você sabe que taça usar para cada tipo de vinho?
Máquina de lavar x Lavar à mão
Taças de vinho geralmente podem ser levadas à máquina de lavar. Caso for lavá-las assim, procure ter bastante espaço livre ao redor, para que não aconteça delas baterem em alguma coisa. Dependendo do interior da sua máquina de lavar, você pode investir em alguns suplementos para manter as taças seguras.
De qualquer forma, é sempre mais seguro lavar à mão. Você pode escolher usar bem pouquinho de sabão – ou nenhum – e muita água morna. Se houver alguma mancha no vidro, pode-se usar um pouco de atrito com uma esponja ou então bicabornato de sódio, pois dessa forma não irá causar nenhum arranhão.
Posso usar vinagre na lavagem?
Não! Mesmo que a limpeza com vinagre possa deixar a taça mais brilhosa, qualquer resíduo pode interferir em como vai ficar o gosto do vinho depois disso.
Como devo secar as taças?
Quando for secar a taça, lembre-se de nunca segurar a haste com uma mão e girar o bojo com a outra. Isso pode causar um acidente! Além disso, procure secar com um pano de linho, invés de um de algodão. Ou então você ainda pode adquirir tecidos de microfibra que são específicos para limpar taças de vinho.
Independentemente do pano que você for usar, lembre-se de lavá-lo com sabão sem cheiro e nunca usar amaciante, pois podem deixar odor e resíduo nos copos.