O fondue é o clássico acompanhante das temperaturas mais baixas. É difícil pensar em fondue e esquecer do vinho, que também combina direitinho com o friozinho do inverno. O fondue possui três versões tradicionais, o de carne, o de queijo e o de chocolate. Ainda tem algumas inovações, como as de frutos do mar, vegetais e carne suína. Vinho e fondue podem ser a harmonização perfeita para o clima.
Leia também: Harmonize vinho com culinária árabe
Vinho e fondue de carne
Se o fondue seguir pelo tradicional, terá uma carne bovina nobre e macia como principal condimento do prato. Um vinho tinto deve harmonizar bem com esse tipo de fondue. O vinho precisa ter pouca concentração de taninos, pois isso faz com que a bebida preserve o sabor do prato. Porém, se a carne escolhida for uma gordurosa, é necessário buscar por um rótulo de tinto que tenha um sabor mais encorpado, para que encare bem a untuosidade.
Vinho e fondue de queijo
O fondue de queijo pede por um vinho mais leve. Um vinho branco seco pode ser uma boa escolha, pois o seu sabor não compete com o do prato. Se o queijo for mais forte que o tradicional, escolha um vinho tinto robusto, como um Pinot Noir ou Merlot.
Vinho e fondue de frutos do mar
Fugindo do tradicional, há o fondue de frutos do mar. Nesse prato, costuma existir uma seleção de frutos do mar frescos que são cozidos no caldo. Podem ser camarão, vieiras e atum, por exemplo. Vegetais na manteiga, como aspargos e brócolis podem ser servidos para acompanhar. Molhos delicados, como maionese de ervas ou até wasabi, também podem ser servidos.
Para harmonizar tudo isso, precisa-se de um vinho branco que possua boa acidez e presença, caráter mineral e aspectos salinos. Um Sauvignon Blanc pode combinar bem com o prato, ou então um Riesling.
Vinho e fondue de chocolate
É claro que a versão doce do fondue não pode faltar! O chocolate também combina muito bem com as temperaturas baixas, assim como o próprio fondue e o vinho. Por ser um prato muito doce e untuoso, um vinho do Porto deve combinar perfeitamente. Esse vinho costuma a combinar com vários tipos de sobremesas.
A sugestão é que o chocolate tenha mais de 60% de cacau. Dessa forma, ele não fica tão doce assim e não fica com um sabor muito enjoativo.