Se você é uma daquelas pessoas que curte beber uma taça de vinho depois da janta ou um pouco mais tarde, antes do horário de dormir, talvez seja importante você saber quanto tempo deve esperar antes de ir pra cama.
Leia também: Vinho é a bebida alcoólica preferida de brasileiros da terceira idade
Mesmo que você durma a quantidade recomendada de horas por dia, beber antes de ir para a cama pode impactar no descanso que seu sono restaura. De acordo com o especialista em sono da Universidade de Stanford, Dr. Rafael Pelayo, não há problema em tomar uma taça de vinho à noite, mas é melhor dormir sóbrio.
“O conselho que dou aos meus pacientes é que se dêem uma hora por bebida antes de ir para a cama”, disse o Dr. Pelayo “Isso é mais importante ainda para pessoas que roncam, porque o álcool torna o ronco pior e mais alto.”
Já que o álcool é um depressor e impede as funções motoras, é comum que alguém que tenha bebido muito acabe adormecendo. As pessoas que vão dormir sob a influência do álcool têm tendência a acordar várias vezes durante a noite e ter um sono fragmentado.
O ato de dormir o restaura para o dia seguinte. Portanto, se você beber e em seguida dormir, estará atrapalhando o objetivo de seu sono. Dr. Pelayo aconselha não ir para cama quando estiver tonto. Além disso, é importante lembrar que o álcool é contra-indicado com soníferos. Consulte seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando e como o vinho pode ser incorporado com segurança a um estilo de vida saudável.
Referência: Wine Spectator