Quanto se trata de enoturismo, muitas pessoas associam as rotas de vinho a lugares como a Serra Gaúcha. No entanto, também há opções mais próximas para os paulistas enófilos, como em São Roque e Jundiaí.
Leia também: Tradição portuguesa ‘Vinho dos Mortos’ é revivida em São Roque
Um pouco mais de 50 km da capital de São Paulo fica Jundiaí, que atrai amantes de vinho que desejam uma experiência tranquila com vinho e uma boa comida italiana.
São mais de 20 adegas na rota de vinhos de Jundiaí, mas separamos 3 adegas imperdíveis que você pode escolher na sua visita.
Vinícola Saccomani
A vinícola Saccomani tem mais de 136 de história. Eles oferecem visitas monitoradas à propriedade, que tem uma mata preservada com árvores centenárias. A visita também inclui a parte de produção de uvas e matéria prima para a produção de vinhos, espumantes, e outras bebidas.
Mais informações: Instagram | Whatsapp: (11) 99400-6253
Adega Oliveira
A adega Oliveira é um dos locais mais novos da rota de vinhos e oferece visitas agendadas em grupos. É possível comer no local alguns dos produtos produzidos pela fam´ília, como doces, queijos, bolachas, pimentas, mel e vinagre.
A produção de vinho da adega não ultrapassa dos 300 litros por ano, e eles fazem vinhos brancos, tinto bordô, máximo e espumante.
Mais informações: Instagram
Sítio Vendramin
O local oferece diversos serviços de refeição: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Também é possível fazer um passeio pela propriedade, onde você visita o museu local, confere os animais criados (bovinos e suínos) e a produção de frutas, que contém goiaba, pêssego e banana, além da uva. Os produtores lá fazem vinhos, geleias e vinagres.
Para fazer uma reserva, é preciso no mínimo quatro dias de antecedência e ter pelo menos um grupo de 15 pessoas.