Um novo estudo sobre vinho mostrou que beber 2 taças da bebida por dia traz muitas vantagens para a sua saúde. Além de reduzir o risco de contrair doenças cardiovasculares e de desenvolver o câncer, pode também ajudar o cérebro a eliminar toxinas associadas ao mal de Alzheimer.
Leia também: 6 sinais que indicam se um vinho está com defeito
O estudo foi publicado na revista Scientific Reports, onde diz que uma ingestão moderada de vinho pode ajudar a reduzir as chances de uma pessoa ter a doença. No entanto, o consumo em excesso tem o efeito contrário.
Os cientistas estudaram os efeitos do álcool em cobaias. Os ratos que ficaram um longo período com um alto nível de álcool no sangue tiveram com as células astrocitos, importantes na regulação do sistema glinfático (localizado no cérebro), mais propensas a inflamações.
Já os camundongos expostos a baixos níveis de consumo de álcool, equivalentes a cerca de dois copos de vinho por dia, tiveram um resultado diferente, com o sistema glinfático mais eficiente na remoção de células ruins – além de diminuir o nível de inflamação cerebral.
Fonte: Istoé, Galileu