É chamado de sommelier o profissional responsável por cuidar da carta de bebidas de restaurantes, bares, importadoras e lojas especializadas. O nome é um termo francês com origem remonta à Idade Média, ao século XIII, quando era usado para designar o condutor de animais de carga.
Leia também: Vinho dos mortos: conheça essa tradição portuguesa do século XIX
A palavra sommelier foi usada para coisas diferentes ao longo da história. Além de ter servido para designar o condutor de animais de carga, um século depois era utilizada para apontar pessoas encarregadas de transportar e guardar provisões da corte francesa em suas viagens. Dessa forma, havia vários tipos de sommelieres, como de frutas, de pães, de carnes, etc.
Aos poucos, no entanto, o termo sommelier acabou passando a ser usado de outra forma: como substituição da palavra “échanson”, ou escanção – que remete ao oficial da corte que serve vinho ao rei.
Este profissional, além de servir, também provava o vinho antes para assegurar que a bebida não estava envenenada. A palavra “échanson” é, portanto, anterior a sommelier.
Escanção, ainda hoje, é um termo usado pelos portugueses para se dirigir ao profissional encarregado dos vinhos nos restaurantes.
Somente a partir do século IXX, o termo sommelier ganhou a identificação moderna e começou a indicar os profissionais especializados em bebidas alcoólicas nos restaurantes.
Isso ocorreu porque Paris acabava de se tornar o centro mundial da gastronomia e para garantir a qualidade dos vinhos, os restaurantes tinham um profissional que cuidava da compra, estocagem e de degustar a bebida antes de ser servida.
Foi assim que o termo sommelier começou a ser usado da mesma forma que hoje em dia, mesmo depois de ter passado por tantas transformações.