O grupo International Wineries for Climate Action (IWCA) trata-se de um conjunto de vinícolas que se comprometem a enfrentar a crise climática, adotando medidas para reduzir emissões de carbono. Recentemente, o grupo anunciou que quatro novas vinícolas se uniram ao movimento: Spottswoode Estate (Estados Unidos), Symington Family Estates (Portugal), VSPT Wine Group (Chile) e Yealands Wine Group (Nova Zelândia).
Leia também: Como limpar taças de vinho frágeis adequadamente?
Fundada em 2019 pela família Torres, da Espanha, e pela família Jackson, dos Estados Unidos, a IWCA tem o objetivo de reduzir a longo prazo 80% de suas emissões de carbono até 2045, com uma meta de curto prazo de 50% até 2030.
Para uma vinícola participar da IWCA é necessário preencher alguns requisitos, como ser alimentadas por pelo menos 20% de energia renovável no local, além do comprometimento com a redução das emissões em diversas frentes.
A Spottswoode Estate é uma das novas vinícolas no programa, localizada em Napa Valley, Califórnia. “Estamos profundamente dedicados a ser responsáveis pela administração da terra” disse a CEO Beth Novak Milliken. “Esperamos dar o exemplo e ser a mudança que este planeta precisa desesperadamente”.
Já a Symington Family Estates é uma das principais produtores de Vinho do Porto. “Estamos comprometidos em trabalhar com nossos parceiros de fornecimento para reduzir as emissões e nossa pegada de carbono em geral”, contou Rob Symington, diretor associado da Symington Family Estates. “Estamos muito satisfeitos em fazer parte da IWCA, pois acreditamos que essa estrutura rigorosa pode liderar a resposta do setor vitivinícola a essa ameaça existencial. Não temos tempo a perder”.
O VSPT Wine Group é um dos maiores exportadores de vinho chileno. “Nosso senso de urgência e preocupação com o futuro da viticultura do Chile está profundamente alinhado com os valores e o compromisso da IWCA de mitigar as mudanças climáticas em todo o mundo”, afirmou Barbara Wolff, diretora de assuntos corporativos e inovação.
A primeira vinícola da Nova Zelândia a ter certificado de carbono zero desde o início é a Yealands Wine Group, que foi a quarta a se unir ao projeto. “Produzir vinhos de classe mundial não precisa ser prejudicial ao meio ambiente”, diz Tiffani Graydon, CEO do Yealands Wine Group. “Estamos felizes em fazer parte da IWCA e trabalhar em colaboração com outros líderes de sustentabilidade do setor para fazer a diferença global, agora e no futuro”.