Harmonizar vinho e comida é uma coisa muito importante. É ideal que a bebida não sobreponha o gosto da comida e vice-versa. Dependendo do prato feito, o vinho pode mudar o sabor e parecer diferente na boca.
Leia também: O que significa harmonizar?
Sempre é uma boa ideia escolher a bebida primeiro e conferir a sugestão de harmonização do próprio vinho. Por exemplo, nessa página clicando aqui, você confere detalhes sobre Cono Sur Bicicleta Pinot Noir. Ele combina perfeitamente com carne vermelha grelhada, por exemplo. E é isso que você pode cozinhar para jantar com ele!
Entretanto, às vezes nós fazemos a receita antes de escolher o vinho e precisamos nos virar com o que temos em casa. E para não errar feio na combinação, é ideal ter um pouco de bom senso.
Para isso e outros momentos, criamos um guia rápido de como harmonizar vinhos e espumantes com uma receita culinária! Confira abaixo.
Harmonização de espumantes
Espumantes não são apenas para ocasiões especiais. É mais apreciada no verão, pode ser servida como aperitivo ou sobremesa, e também combina bem com coquetéis diversos e refeições completas.
Brut: Combina com entradas, saladas, grelhados leves e peixes. Muito utilizado acompanhando aperitivos e frutos do mar. É também um dos poucos que harmonizam perfeitamente com sushi e outros pratos à base de peixe cru.
Demi Sec: Harmoniza com sobremesas, doces e frutas. Sua leve acidez combina perfeitamente com o sabor adocicado das sobremesas. Pode também combiná-lo com grelhados leves e peixes.
Prosseco: Combina com canapés, aperitivos, saladas, peixes e comida japonesa. É comum ser servido em festas e celebrações.
Champagne: Também é comum de ser servido em festas e celebrações pelo mundo todo. Um bom champagne harmoniza muito bem com todos os tipos de queijo, canapés, foie gras.
Harmonização de vinhos brancos
O vinho branco é muito bem apreciado em estações quentes como o verão. Entre todos os tipos de vinhos, é aquele servido em temperaturas mais baixas, o que gera maior frescor no paladar. Destacam-se, na maioria das vezes, com comidas leves, como carnes brancas, peixes e saladas.
Sauvignon Blanc: Harmoniza muito bem com aperitivos, queijos suaves, comida asiática, carne de porco, aves, massas com molhos suaves, salmão e frutos do mar.
Riesling: Muito utilizado em coquetéis, harmoniza perfeitamente com aperitivos, sanduíches, comida asiática. Também com churrasco, carne de porco, aves, atum, mariscos, frutos do mar e frutas e sobremesas.
Torrantés: Vinho perfeito para tomar como aperitivo refrescante antes de uma refeição, ou para acompanhar os sabores delicados de peixes e mariscos. Também harmoniza com os pratos aromáticos e picantes da Índia, China e Tailândia.
Chadornnay: Combina perfeitamente com queijos suaves, queijos fortes, sanduíches, carne de porco. Também com carne de ovelha, massas com molhos encorpados, salmão, atum, mariscos e frutos do mar.
Harmonização de vinhos rosé
Os rosados são refrescantes, apreciados em dias com temperatura amena e agradável, como na primavera.
Vinhos rosé combinam com aperitivos, queijos suaves, sanduíches, comida asiática, carne de porco, aves, massas com molhos suaves, saladas, salmão, atum, mariscos, frutos do mar, frutas e sobremesas.
Harmonização de vinhos tintos
O vinho tinto é o tipo mais consumido no planeta, mais associado a dias frios. Eles são mais encorpados, e por isso acabam sendo servidos com pratos suculentos.
Cabernet Sauvignon: Essa famosa uva combina muito bem com queijos fortes e carnes vermelhas, como a de cordeiro, por exemplo.
Pinot Noir: Harmoniza perfeitamente com queijos leves, carnes vermelhas magras, carne de porco, aves, carneiro, massas com molhos encorpados, atum, salmão e frutos do mar.
Merlot: Reconhecido pelo seu sabor marcante, combina com todos os tipos de queijo, churrasco e ovelha. Perfeito para churrasco de carnes vermelhas (como um bom entrecôte ou um bife ancho), massas com molhos encorpados e aves.
Malbec: Foi adotado como o vinho oficial do churrasco no Brasil. Perfeito com um bom corte de picanha. A suculência da carne empresta frescor ao vinho que, com sua potência ajuda a “quebrar” as fibras da carne.
Tempranillo: Carne de mamíferos e aves, de preferência as mais rústicas em geral vão bem com vinhos Tempranillo. Lebre, paella e uma morcella assada e levemente apimentada também harmoniza bem com a bebida.
Alimentos difíceis de harmonizar com vinho
- Feijoada: Qualquer vinho pode se perder entre tantos sabores e texturas. Porém, é sugerido tentar com vinhos de Tannat. Um Espumante Rosé pode surpreender, pois seu frescor ajuda a limpar o palato e preparar para a próxima porção.
- Ovo, Alcachofra, Aspargos, Couve, entre outros: Ovo é complicado pela sua untuosidade, e os outros por ter um sabor difícil de compatibilizar e que muitas vezes oferecem um resultado metalizado com outros vinhos. Para isso, é um vinho fortificado, como um bom vinho Jerez Fino.
- Chocolate: Também pela untuosiadade. Para isso, um vinho do Porto pode ser ideal.
- Kiwi e algumas outras frutas: Espumante Moscatel, sem dúvida.