O vinho francês continua sendo líder nos principais mercados importadores (Bélgica, Estados Unidos, Canadá, China, Hong Kong e Japão), e os italianos e espanhóis vêm logo em seguida, de acordo com um estudo da agência Sopexa chamado Wine Trade Monitor 2018.
Segundo o relatório, 92% dos profissionais entrevistados (agentes, importadores, distribuidores nos supermercados e cadeias especializadas, responsáveis por comércio via Internet etc.) apontaram a França como a principal origem de suas compras, à frente da Itália (76%) e da Espanha (71%). Os três são seguidos por Chile, Austrália e Estados Unidos, citados por 56% e 45% dos profissionais.
Para 41% dos profissionais, porém, as vendas de vinhos italianos estarão entre as mais alavancadas nos próximos dois anos. Cerca de 39% deles, por sua vez, acredita que os espanhóis é que estarão na ponta futuramente. Ainda assim, em termos de imagem global, a França continua no topo do ranking e permanece significativamente à frente da concorrência, pois 64% dos profissionais que participam da pesquisa consideram a França, de longe, o país de origem mais bem-sucedido em termos de imagem.
Fonte: Adega