Pode não ser muito comum, mas acontece! Às vezes, na tentativa de tirar a rolha da garrafa, ela pode desintegrar e cair para dentro. E o que fazer nessa situação?
Leia também: Como abrir um vinho com saca-rolhas?
Primeiramente, é importante avisar duas coisas:
- Ter problema em retirar a rolha não é indicação de vinho estragado e,
- Ingerir a cortiça não irá fazer mal, mas não é agradável.
A rolha pode quebrar por diversos fatores, seja idade (vinhos antigos) e pouca umidade (local de conservação muito seco, como uma geladeira) estão entre os principais. Ainda assim, recomenda-se checar o estado da bebida, pois pode ser uma rolha que pode não ter vedado o líquido corretamente e, assim, ter comprometido o vinho.
Como resolver esse problema?
A solução mais simples e prática é filtrar o vinho com um coador fino. Pode-se utilizar um pano de algodão, uma peneira ou um funil com filtro para vinho, dependendo do tamanho dos pedaços que foram desintegrados.
Se a rolha tiver simplesmente quebrado na metade, tente mais uma vez inserir a ponta do saca-rolha na parte restante com cuidado, puxando para cima devagar. Se ainda assim houver dificuldade, empurre para dentro e coe a bebida.
Se a parte quebrada não passar pelo gargalo, não tem problema. O vinho ainda pode ser servido, apenas deve haver cuidado para que não tenha mais partes da cortiça pelo líquido.
Esse tipo de situação é mais comum com garrafas de vinho mais antigas. Se você tem o hábito de beber vinhos desse tipo, pode investir em um abridor tipo pinça, que tem uma alça com duas hastes de metal achatadas presos com mola.

Para situações em que a rolha quebra na metade, ele também é uma ótima alternativa, pois funciona da seguinte forma: você insere a aba mais comprida na lateral da rolha com delicadeza e vai fazendo subindo e descendo junto a leves giros para encaixar o outro lado menor; e, assim que a rolha estiver “fisgada”, vá repetindo os movimentos delicados puxando para cima até retirá-la por completo.

Se a rolha caiu dentro da garrafa, existe ainda a possibilidade de utilizar um “recuperador de rolhas”, um instrumento inserido pelo gargalo que serve para capturar o pedaço da rolha quebrada.
Referente à garrafas antigas, o processo de filtração pode acelerar a oxidação de um vinho muito antigo e pode ser melhor filtrar esse vinho diretamente na taça, em vez de decantá-lo.
Gostou das dicas? Esperamos ter conseguido ajudá-lo com esse problema!