Durante viagens, pode acontecer de você acabar visitando um lugar em que as condições sanitárias são mais baixas do que o organismo está acostumado. É comum que isso resulte em intoxicações alimentares causadas por bactérias, o que pode arruinar suas férias.
Leia também: Vinoterapia: Spa em Londres tem banho em vinho e massagens
Felizmente, uma pesquisa foi feita sobre o assunto e o resultado é bem agradável: vinho pode prevenir essas intoxicações alimentares. É uma ótima notícia para os enófilos de plantão.
O cientista inglês Richard Conroy afirma que uma das melhores formas de evitar algum tipo de contaminação por alimentos durante viagens é beber algumas taças de vinho durante as refeições. Segundo ele, a acidez e o álcool fazem com que o estômago consiga eliminar mais facilmente os possíveis patógenos presentes na refeição.
Esse estudo também foi feito pelo cientista Randy Worobo. Ele afirma que a para destruir os patógenos, a pessoa precisa tomar o vinho enquanto estiver consumindo os possíveis patógenos, ou logo depois. A quantidade de álcool também faz diferença: “Quanto maior a porcentagem de álcool, mais você inativará os patógenos dos alimentos. Então um vinho com 14% de volume de álcool será mais efetivo do que uma cerveja”, disse.
Ou seja, apesar do álcool ser o causador dessa prevenção, nesse caso o ideal é mesmo preferir um vinho do que uma cerveja. Além disso, vinhos são conhecidos por ter diversos outros benefícios para a sua saúde.
Fonte: Adega