Está pensando em servir alguma comida chinesa, mas não sabe que vinho acompanhar? Confira algumas dicas de como harmonizar vinho com refeições populares chinesas, com uma perspectiva ocidental.
Leia também: Vinhos rosé: por que são tão bons?
Riesling e Gewürztraminer são conhecidos como os coringas que combinam melhor com comida chinesa. Porém, isso depende muito dos ingredientes que incrementam o prato. Por exemplo, um gewürztraminer pode ficar ótimo com pato, mas pode mascarar completamente um prato com vieiras.
Vinhos tintos encorpados raramente são vistos como a harmonização ideal para pratos chineses no oeste, enquanto que para muitos chineses podem não apenas homenagear um hóspede apreciado, mas também aumentar agradavelmente a sensação de picante no palato.
É claro, tudo também depende de quem está fazendo o seu prato. A qualidade de um restaurante cinco estrelas vai ser diferente de uma comida de rua ou um fast food.
O prato Dim Sum é feito de petiscos cantoneses, pequenos e com formato de coração. Podem ser recheados com frutos do mar, peixes, carnes, verduras, alimentos cozidos e fritos. Para ele, recomenda-se um espumante, de preferência um Champagne Blanc de Blancs. Também combina com vinhos rosés.
Um vinho rosé feito de Shiraz, com toque picante combina perfeitamente com as receitas à base de gengibre e com molho agridoce.
Com pratos doces ou ácidos, a sugestão é um blend de Hugel’s Gentil ou TWR’s Toru, ambos de Nova Zelândia. Torrantés também harmoniza bem com vários pratos desse tipo.
Ensopados típicos chineses costumam incluir carne cortada em fatias finas, verduras, champignons, ovos recheados e frutos do mar. Para ressaltar todos esses aromas, um vinho Shiraz cai perfeitamente, pois com seu caráter ajusta-se muito bem à carne cozida da receita.
Com alimentos mais quentes estilo sichuanês, um vigoroso rosé seco (um rosado Provençal geralmente não harmoniza direito com a mostarda) ou então um Riesling seco.
Quando o prato é de panquecas e pato crocante, a melhor combinação é com um Pinot Noir frutado, que provenha de Oregon, Sonoma ou que seja um Cru de Beaujolais.
Se tiver preferência pelo tinto, é recomendado um Merlot jovem ou então um blend de Grenache, Syrah e Mourvèdre. Bem melhor do que o clássico Cabernet Sauvignon.
O pato assado de Pequim é um dos pratos mais famosos da China e tem uma estrutura sutil e saborosa. Este prato necessita um vinho tinto de corpo médio.
Outra faceta da comida chinesa são as receitas com muita proteína, como a carne de vaca ou os molhos feitos à base de feijão preto. Para essas receitas, é necessário mais corpo também no vinho, o que significa mais taninos. Portanto, para esse tipo de prato, também é indicado um belo Cabernet Sauvignon.
Referências: Decanter, Matching Food and Wine, Concha Y Toro