Já mencionamos aqui no blog que os sucos de uva integrais estão em alta, inclusive estão substituindo os refrigerantes no Rio Grande do Sul, por serem uma alternativa mais saudável e deliciosa.
Nós falamos muito sobre os benefícios de consumir uma quantidade moderada de vinho por dia, mas o suco de uva integral também é extremamente vantajoso para a saúde. Além disso, pode ser aproveitada por todos e sem restrições considerando as idades, já que não contém álcool.
Os sucos integrais são encontrados facilmente em mercados e são uma opção para combater doenças cardíacas, reduzir o cansaço e auxiliar no emagrecimento.
Vinho e suco de uva integral: as semelhanças
Já mencionamos que uma taça de vinho faz bem para o coração por ser rico em flavonoides e compostos fenólicos, que lhe confere uma potente atividade antioxidante e anti-inflamatória. Os antioxidantes atuam na prevenção da aterosclerose (formação de placas de gordura nas artérias), redução do mau colesterol (LDL), diminuição da pressão arterial e melhora na função dos vasos sanguíneos.
Com o suco de uva integral, é a mesma coisa. Ele é tão rico em antioxidantes quanto o vinho, pois os compostos fenólicos responsáveis pelos benefícios estão presentes nas cascas das uvas escuras.
Além disso, muitos sucos integrais produzidos no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, onde também fazem muitos vinhos, como é o caso dos sucos de uva integral da Casa Madeira, que podem ser encontrados na versão de garrafa de 1L e na versão de 3L bag in box.
Outros benefícios do suco de uva integral
O suco de uva integral é um grande estimulante das funções hepáticas, sendo utilizado como base para a formulação de remédios para doenças no fígado.
Essa bebida também é indicada para quem tem problemas no excesso de consumo de carne, pois combate a acidez sanguínea. O suco de uva é um estimulante digestivo natural e valioso, que acelera o metabolismo e elimina o ácido úrico do organismo.
Outro benefício à saúde é que o suco de uva integral também ajuda a estabelecer o equilíbrio ácido-alcalino nas funções do corpo, ação necessária para um fornecimento de energia de maneira constante e prolongada. O resveratrol, outro antioxidante presente na casca da uva tinta, tem a capacidade de ativar um conjunto de proteínas responsáveis por reparar as células, prevenindo o envelhecimento.
Lembrando que todos esses benefícios são referentes ao suco integral e não o suco de caixinha. Embora o suco de caixinha tenha cerca de 70 kcal contra 120 kcal do suco integral, o primeiro conta com diversos aditivos e conservantes que podem lerdear o metabolismo.
Apenas o suco de uva integral é capaz de fornecer todos os benefícios citados acima ao organismo, pois ele possui apenas o real néctar da uva e, em sua maioria, não contém adição de açúcares.
Referência: Famiglia Valduga. Acesso em: 25/01/2019