Depois do Cabernet Sauvignon, a uva Merlot está entre as mais conhecidas e também é uma das mais usadas em vinhos tintos.
Leia também: Conheça a uva: Pinotage, símbolo da África do Sul
A origem do nome é um pouco controversa, não se sabe bem qual a verdadeira. Porém, é certeza que tenha alguma relação com o pássaro-preto (chamado de merle na França). A dúvida está em se é por causa das penas negras da ave ou se é porque essa fruta é um de seus “lanches” de suas preferidos. Na realidade, os melre são considerados pelos enólogos como uma das pragas da vinha.
Cultivo da uva
Merlot é uma casta que amadurece rapidamente. Adapta-se muito bem a climas mais frios e lugares com solos áridos, argilosos e até rochosos. Algumas características dessa uva são:
- Cachos com tamanhos médios
- Coloração azul violácea profunda
- Pele bastante fina
- Grande concentração de açúcar e álcool
A Merlot resulta em vinhos de acordo com o lugar onde foi cultivada e maneira como foi colhida.
Quando colhida o mais tarde possível, a intensidade de cor e a concentração dos aromas frutados são muito maiores; os taninos maduros combinam com o bom corpo e com sua graduação alcoólica presente. O estágio em barricas de carvalho francês completam o processo, que é o mais comum no Novo Mundo.
Quando colhida no seu ponto ideal de maturação, que costuma ser mais cedo que outras uvas, a Merlot gera vinhos com corpo médio e nível de álcool baixo. No entanto, sua acidez aumenta, assim com como os aromas de frutas vermelhas maduras. Esse é o método tradicional de Bordeaux.
Características organolépticas da uva
Quanto aos aromas da Merlot, destacam-se os de frutas pretas como ameixa e jabuticaba; os de ervas como alecrim e orégano; e os de especiarias como canela e noz-moscada. Quando seus vinhos estagiam em madeira, também podem apresentar aromas como caramelo, baunilha e café.
No paladar, normalmente apresenta textura macia e bastante aveludada. Seus taninos também são macios. Acidez e álcool em níveis equilibrados. O uso de carvalho pode acrescentar sabor especial à uva, mas também pode diminuir sua elegância.
Curiosidades
- A região imbatível da Merlot é Saint-Émilion, em Bordeaux. Ali são produzidos rótulos consagrados como os Chateau Petrus.
- Em uma degustação às cegas, o Miolo Merlot Terroir (safra de 2005) foi escolhido, em Londres, como o melhor Merlot do mundo.
- O Merlot é um excelente vinho para se apreciar sozinho, sem acompanhamento de comida, pois é redondo, sedoso e aveludado.
- Segundo a Vinícola Adolfo Lona, uma das vinícolas que usa Merlot na produção de espumantes, diz que a adição de Merlot ao espumante ajuda a reduzir ligeiramente a acidez e tornar o espumante mais amável.
Fontes: Famiglia Valduga, Clube dos Vinhos, Viva o Vinho.