Talvez você já tenha ouvido falar nesse termo, principalmente se leu alguma coisa sobre a degustação de um vinho. As lágrimas do vinho são atributos importantes a serem descritos na Análise Visual, primeira etapa da Análise Sensorial do vinho. Elas indicam características como o corpo do vinho, o teor alcoólico e também a qualidade.
Leia também: Identifique vinhos de acordo com sua coloração
As lágrimas são observadas durante a análise de vinhos tranquilos, enquanto nos espumantes a perlage que é verificada.
Como as lágrimas do vinho aparentam?
Ao girar a taça é possível analisar as lágrimas do vinho, também conhecidas como pernas. As lágrima nada mais é do que o líquido que escorre pela parede da taça. A forma como elas se desenvolvem são indicativos dos aspectos do vinho.
Para fazer esse giro da taça e observar as características visuais adequadamente, é necessário que ela tenha o bojo redondo, sem texturas e seja incolor.
O que as lágrimas do vinho indicam?
A intensidade e espessura indicam açúcar, álcool e corpo do vinho. Confira os significados do que observar:
- Quanto mais álcool tem o vinho, maior o número de lágrimas, mais juntas e mais lentas elas descerão.
- Quanto menor a fração de álcool, menor a quantidade de lágrimas, mais afastadas e mais rapidamente elas caem pela taça.
- Quanto mais lentamente a lágrima escorre maior o corpo e o teor de açúcar.
Isso significa que as lágrimas caem mais rápidas quando o vinho tem menos álcool, menos corpo e pouca estrutura; e quando elas descem lentamente, significa que o vinho possui um teor de álcool maior, tem mais corpo e mais estrutura.
2 comentários
Oi tenho uma dúvida, não sou acostumado a beber vinho, mais gostaria muito de apreciar mais, e também quando bebo só bebo o suave, sei que não é o certo, mais não consigo beber o seco, gostaria muito como faço?
Olá, tudo bem, Paulo? Não existe o jeito certo de beber vinho. Enquanto vamos experimentando de pouco a pouco, vamos descobrindo qual sabor nós apreciamos mais. Caso você não consiga beber o tipo seco, não há problema nenhum! Porém, talvez você possa acostumar seu paladar bebendo algum rótulo Demi-Sec (Meio seco), como o Vinho Casa Valduga Origem Tinto Elegance Meio Seco. Inclusive, é comum iniciantes apreciarem mais os suaves.
Caso você esteja se referindo a entender mais de vinhos, não somente ao paladar, recomendo a leitura do nosso texto de 7 dicas para começar a entender de vinho. Aproveito e dou-lhe boas vindas a esse maravilhoso universo de sabores!