O termo “amadeirado” pode ser visto e em descrições de vinhos como Papale Linea Oro Primitivo di Manduria ou Argento Reserva Malbec. Isso porque vinhos como estes são envelhecidos em barris de carvalho, dando sabores e aromas que lembram madeira. Mas além dessas alterações, o carvalho faz ainda mais mudanças na bebida.
Leia também: Espumantes tintos existem?
Qual a influência do carvalho sobre o vinho?
- Intensifica o sabor e o aroma do vinho, gerando um toque amadeirado
- Os taninos são amaciados, pois o carvalho proporciona contato gradual com oxigênio, que penetra no barril pelos poros da madeira
- Pelo mesmo motivo, o vinho fica com textura mais aveludada
Quais substâncias mais importantes que passam para o vinho?
- Lactonas: Elas dão ao vinho aroma de carvalho novo e de coco, além de terra, herbáceos e especiarias.
- Vanilina: Aromas de baunilha.
- Guaiacol: Aromas de defumados e especiarias.
- Eugenol: Aroma de cravo.
- Furfural: Aroma de caramelo.
- Coumarin: Dá amargor e acidez.
- Ellagitaninos: Os taninos da madeira absorvidos pelo vinho dão estrutura, cor e são adstringentes.
Há diferentes tipos de barris de carvalho
Usar um barril novo ou um barril antigo faz toda a diferença no vinho armazenado. Os mais novos são os que mais transmitem sabor e aromas à bebida, enquanto os mais antigos oferecem apenas a oxigenação. As vinícolas geralmente usam um barril no máximo três ou quatro vezes, para então ser descartado e vendido para outros fins que não sejam relacionados a vinicultura. Esse é um dos fatores que encarece o processo.
Nem todos barris são de carvalho
Apesar de ser mais comum ouvir falar que o vinho passou por barris de carvalho, não é a única madeira utilizada para o processo de envelhecimento. Poucos vinhos tem o privilégio de passar por esse tipo de barril, pois precisa haver um tratamento especial e rígido nesse tipo de processo – mais coisa que justifica o valor mais alto desses vinhos.
Apesar de não receber a mesma qualidade que os que passam por carvalho, alguns vinhos utilizam madeiras como cerejeira, castanheiras, pinho e sequoias.