A uva Pinotage é símbolo da África do Sul. Sua origem é deste mesmo país, nascida do cruzamento de duas outras variedades. Ela faz vinhos muito marcantes e que desafiam até mesmo os paladares mais experientes.
Leia também: Conheça a uva: Tannat
A história da Pinotage
Essa variedade foi criada a partir de um cruzamento da uva Pinot Noir e da Hermitage. O nome Pinotage é simplesmente a junção desses dois nomes: ela adquiriu o “pino” da Pinot Noir e “tage” da Hermitage.
O primeiro vinho produzido com essa nova uva foi campeão em uma premiação de vinhos na África do Sul. A partir daí, o uso da cepa cresceu significativamente no país, permitindo que em 1991 a Pinotage também fosse a estrela principal do concurso inglês “Wine & Spirits”, muito renomado.
Características da uva
A uva tem bagos pequenos e cônicos, casca bem grossa e polpa macia. Sua cor é bem intensa – um tom azulado quase preto – e sua maturação é precoce.
A Pinotage é conhecida por ser uma variedade de cultivo difícil, pois precisa de muitos cuidados e manuseio meticuloso. Para resultar em bons vinhos, os vinhedos devem ter baixa produção, pois quanto maior a quantidade de uvas por vinha, geralmente menor é a concentração dos compostos de cor, aroma e sabor.
Os vinhos elaborados a partir da Pinotage têm aromas um tanto exóticos. Ele apresenta as clássicas notas de frutas vermelhas, mas também pode resultar em vinhos com nuances de fumaça e alcaçuz, e, além disso, conforme o envelhecimento, é possível sentir notas de manga, banana e chocolate.
Os vinhos Pinotage tem coloração escura e, quando elaborados de maneira adequada, são potentes, encorpados e com taninos macios. Eles envelhecem muito bem.
Harmonizações
As características da Pinotage harmonizam bem com pratos de carne vermelha, carnes de caça, queijos curados ou massas com molho de tomate.
Recomendação de vinhos
- Vinho Almadén Pinotage
- Vinho Nederburg 1791 Pinotage
- Vinho Nederburg The Winemaster’s Reserve Pinotage
Referências: Casa Valduga, Pão de Açúcar