Você já ouviu falar em Vinho dos Mortos? Essa é uma velha tradição portuguesa do início do século XIX que é relembrada todo terceiro sábado do mês na vinícola Quinta do Olivardo.
Leia também: Vinho dos Mortos: conheça essa tradição portuguesa do século XIX
O que é a tradição do Vinho dos Mortos
A tradição do Vinho dos Mortos vem do início do século XIX, quando em Portugal os vinhateiros costumavam a esconder garrafas de vinho enterradas no chão para evitar que fossem saqueadas. Ao desenterrá-las (daí o nome “dos Mortos”), percebiam que as bebidas haviam ganhado novas propriedades. Clique aqui para saber mais dessa tradição.
Vinho dos Mortos em São Roque – SP
A vinícola Quinta do Olivardo faz uma celebração mensal do Vinho dos Mortos, que consta um jantar repleto de cores e sabores, onde se desfruta pratos da culinária portuguesa ao som de fados.
Durante o evento, os participantes podem enterrar uma garrafa de vinho, preenchendo uma ficha informando o lote e a data em que foi enterrada. Após seis meses, você é avisado sobre a data do próximo jantar do Vinho do Mortos, onde é possível voltar para desenterrar o vinho.
Essa comemoração recebe uma decoração especial. Para dar um clima de século XIX, o local fica iluminado apenas com tochas e velas, onde os visitantes também podem aproveitar o serviço de restaurante e apreciar clássicos da música portuguesa com interpretação ao vivo de uma fadista.
Jantar do Vinho dos Mortos
Onde: Estrada do Vinho, km 4, com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)
Quando: Todo terceiro sábado do mês
Horário: a partir das 20h
Reservas: (11) 4711-1100 ou (11) 97088-5401
Informações: www.quintadoolivardo.com.br
Foto: Sebastião Moreira/Divulgação