Se você está começando a se aventurar no universo do vinho, talvez também esteja com sede de conhecimento. Para entender cada vez mais sobre essa bebida milenar, siga essas dicas!
Leia também: 5 filmes de vinho para assistir na quarentena
Experimentando e anotando em casa
Não adianta nada tentar entender de vinho sem bebê-lo. Saia de sua zona de conforto e comece a experimentar diferentes tipos de uvas. Não se prenda ao clássico Cabernet Sauvignon e aventure-se para a Gewurstraminer, Carménère, Tannat e muito mais. Quanto mais litros de experiência tiver e quanto mais castas diferentes forem provadas, mais você irá treinar sua habilidade de degustação.
É claro que não basta experimentar, pois você não decorará todos sabores que sentir. O ideal é manter um caderninho com suas observações, registrando as uvas, safras, vinícola, e também marcando quais foram seus prediletos.
Acompanhe as histórias e novidades das vinícolas
As vinícolas costumam ter sites oficiais que contém informações sobre sua história, notícias e algumas ainda oferecem passeios virtuais sobre o processo de produção de seus vinhos, da colheita até a distribuição final. É possível visitar também as redes sociais dessas vinícolas, onde costumam a divulgar as novidades.
Quando for experimentar um vinho novo, você pode dar uma olhada no rótulo para conferir o nome da vinícola e pesquisar sobre ela.
Assista filmes e séries sobre vinho
Filmes e séries sobre vinho são puro entretenimento e ajuda a aprender mais sobre esse universo. Existem ótimas opções, como o documentário Sour Grapes, sobre falsificação de vinhos, a história de jovens americanos que buscam a qualificação para court of master sommeliers em SOMM: Into the Bottle? Para quem prefere uma comédia dramática, O julgamento de Paris conta o início da produção de vinho em Napa Valley, ilustrando um pouco a questão novo x velho mundo.
Leia o máximo de informações possíveis
Aqui no Blog dos Vinhos nós estamos sempre dando nosso melhor para informar sobre as notícias e características sobre vinhos. Você pode atualizar sempre para conferir as novidades e também checar os posts mais antigos.
Recomendamos também assinar newsletters de algumas vinícolas e procurar redes sociais e blogs de grandes especialistas em vinho, sejam eles sommeliers, enólogos e jornalistas que escrevem sobre o tema. Geralmente eles dão dicas de rótulos e curiosidades sobre vitivinicultura.
Referências: Vogue