O vinho tinto é conhecido como uma das poucas bebidas alcoólicas que traz benefícios para a saúde. Por muito tempo, especialistas acreditaram que a intensidade desses benefícios era exclusiva do vinho, mas novas pesquisas estão provando o contrário.
Leia também: Vinhos podem auxiliar em numa melhor digestão
O vinho tinto e o suco de uva integral são benéficos, pois em suas composições há casca de uvas, que contém polifenóis, substâncias com alto poder antioxidante. A crença era que essas substâncias eram consideradas maiores no vinho devido a forma como ele é feito: durante a fermentação das uvas tintas para a fabricação do vinho, o açúcar da fruta é transformado em etanol. E é nesse momento em que o álcool é liberado que a bebida fica mais tempo em contato com a casca da uva, e assim extrai uma quantidade maior de polifenóis.
Durante a fabricação do suco integral, o contato com a casca da uva é menor, portanto acreditava-se não ter polifenóis na bebida. Porém, pesquisas mais recentes indicam que estes compostos bioativos também estão presentes no suco de uva integral. Ou seja, os mesmos benefícios podem aproveitados ao consumir o suco.
Um estudo feito pela cardiologista Silmara Regina Coimbra, do Incor do HC FMUSP (Instituto do Coração Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), comprovou que tanto o vinho tinto quanto o suco de uva provocam o mesmo efeito sobre o endotélio (camada que forra internamente os vasos sanguíneos), aumentando a sua dilatação. Nessa camada é que se depositam as placas de gordura (ateroscleróticas), que comprometem a circulação e são capazes de provocar o infarto do miocárdio. Segundo Coimbra, a principal conclusão deste trabalho é que o suco de uva integral pode proteger o indivíduo contra a doença arterial coronária sem os riscos associados ao consumo de álcool.
Porém, lembre-se que não é qualquer tipo de suco que vai trazer esse benefício! Ele precisa ser do tipo integral e ser do sabor uva. Você pode adquirir suco de uva integral de algumas vinícolas através do site Bebidas do Sul.
Referência: Uol | Foto: iStock