Isso faz parte do relatório “Health at a Glance 2019”, compilado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com dados de 2017. A pesquisa envolveu não somente vinho, mas bebidas alcoólicas em geral. Ele afirma que brasileiros com mais de 15 anos consomem 6,3 litros de álcool puro por ano. Esse valor equivale a 70 garrafas de vinho.
Leia também: Vinhos tintos que são ótimos para o verão
Os dados são baseados nas vendas de bebidas alcoólicas em 44 países e fazem parte de um relatório sobre a saúde e o bem-estar das populações nas nações desenvolvidas em todo o mundo. O Brasil aparece entre os últimos nesse quesito (no 35º lugar), perdendo apenas para países como Turquia, Israel, Índia, Costa Rica, México e Colômbia, cujos habitantes adultos consomem menos de cinco litros em média.
Na ponta da tabela está a Lituânia, seguida pela Áustria, França, República Tcheca, Luxemburgo e Irlanda. Reino Unido e Estados Unidos, dois grandes consumidores e importadores de vinhos, aparecem mais no meio da lista. Os britânicos consomem 9,7 litros de álcool puro por ano, o que equivale a 108 garrafas de vinho, ou 342 litros de cerveja. Já os consumidores dos Estados Unidos ingerem uma média de 8,9 litros de etanol puro, que também é a média de todas as nações pesquisadas para o relatório.
Os bebedores britânicos consomem mais álcool que espanhóis (8,6 litros) e italianos 7,6 litros), mas ficam atrás dos franceses, que bebem 11,7 litros por ano, dos alemães, com consumo médio de 10,9 litros, e dos portugueses, com 10,7 litros.
Confira os 10 primeiros:
- Lituânia: 12,3 litros
- Áustria: 11,8 litros
- França: 11,7 litros
- República Tcheca: 11,6 litros
- Luxemburgo: 11,3 litros
- Letônia: 11,2 litros
- Irlanda: 11,2 litros
- Rússia: 11,1 litros
- Hungria: 11,1 litros
- Alemanha: 10,9 litros
Fonte: Adega