Essa é uma pergunta muito questionada por noivos e planejadores de casamento. Um dos maiores medos é faltar bebida na festa. Além disso, os vinhos precisam agradar os paladares e harmonizar com as comidas que serão servidas. Fazer a matemática e escolher as bebidas para o evento pode parecer uma dor de cabeça, mas nós estamos aqui para ajudar.
Leia também: Como servir vinhos em uma festa de jantar
Como calcular a quantidade certa pro casamento?
Primeiramente, você deve se fazer as seguintes perguntas, para chegar ao cálculo:
- O vinho ou espumante é a bebida principal?
- Eu vou servir outras bebidas com mais prioridade?
Se a resposta para a primeira pergunta for sim, a conta deve ser uma garrafa para cada 2 ou 3 convidados. Caso seja não e o casamento deverá servir outras bebidas com mais prioridade, como cerveja ou refrigerante, o cálculo pode ser uma garrafa para cada 6 ou 8 pessoas.
Caso você acha que a quantidade acima não sirva para o seu casamento, você ainda pode se questionar:
- Em qual situação de consumo vou servir o vinho ou espumante?
Existe também a possibilidade da bebida ser servida apenas em uma situação especial. Por exemplo, caso um espumante seja servido apenas para um brinde, o cálculo pode ser uma garrafa para 8 ou até 10 pessoas. Se o intuito é servir um vinho tinto ou branco apenas para harmonizar com a refeição, pode-se considerar uma garrafa para 4 ou 6 convidados. E caso o vinho ou espumante seja servido o tempo todo na festa, pode-se pensar em adquirir uma garrafa para cada 2,5 pessoas.
Qual é a matemática? Por exemplo, se no casamento você tenha 200 convidados e queira servir o espumante apenas para fazer um brinde, você pode calcular: quantidade de convidados ÷ 10 pessoas (conforme nossa dica acima. Então a conta fica: 200 ÷ 10 = 20. São 20 garrafas para o evento.
Quais vinhos escolher?
Depois de calcular, está na hora de decidir quais vinhos comprar. Se a bebida for um espumante, pode se optar por um que seja ideal para um momento de celebração. Existe um catálogo diverso de bons espumantes para serem servidos em eventos como esse. Nós sugerimos o espumante Ponto Nero Brut e o espumante Casa Perini Prosecco. Cava e Prosecco são espumantes muito vistos em casamentos. Mas caso queira fugir do comum…
Se a época do casamento tiver clima quente, pode-se pensar em usar brancos, rosés e tintos mais leves. Tente escolher vinhos sem passagem de madeira ou estágio mais curto, pois a tendência é que eles tenham corpo mais leve e sejam mais fáceis de beber – mesmo sem acompanhar comida.
- Vinhos brancos: Sauvignon Blanc, Pinot Gris, Alvarinho, Chardonnay
- Vinhos tintos: Pinot Noir, Barbera, Merlot, Tempranillo
Se a intenção é que a bebida acompanhe o buffet que será servido, pode-se escolher um vinho mais encorpado. Tudo depende da comida. Se os convidados comerem carnes e molhos gordurosos, por exemplo, um Malbec ou Tannat podem servir de acompanhamento. Se o serviço for empratado, as harmonizações podem ser pontuais, e, nesse caso, pode-se optar por mais variedade de rótulos, mas com uma quantidade menor de garrafas. Pode-se considerar em uma garrafa para cada 4 ou até 6 convidados.
Serviço empratado? Esse tipo de serviço é comum em casamentos, acontece quando os pratos são servidos montados e decorados aos convidados sentados à mesa.
Como gastar menos?
Nossa dica é adquirir os vinhos do seu casamento na loja online Bebidas do Sul. Além dos ótimos preços e descontos, você pode ligar para eles para pedir dicas de rótulos e quantidades de garrafas para o casamento.
Referências: Revista Adega, 2018. Acesso em: 28/07/2018.
Le Jour, 2017. Acesso em: 28/07/2018.
Foto: Rene Asmussen