Muito premiada, a Casa Perini é uma vinícola que fica em meio ao Vale Trentino (Caxias do Sul – RS), entre colinas e videiras. Possuem a tradição de receber visitantes da melhor maneira possível, abrindo as portas para conhecerem as instalações e processos de elaboração de vinhos.
Leia também: Espumante brasileiro é escolhido o 5º melhor vinho do mundo
Sobre a vinícola
Tudo começou em 1929, quando o filho de imigrantes italianos João Perini começou a elaborar seus primeiros vinhos de forma artesanal no porão de sua casa. Ele os fornecia para cerimônias festivas da comunidade local, no Vale Trentino. Quatro décadas depois, seu filho viria a promover mudanças maiores.
A Casa Perini foi pioneira em desenvolver um sistema de rastreabilidade completa, que começa no vinhedo e segue até o produto engarrafado, garantindo a origem do conteúdo de cada garrafa que chega às taças dos apreciadores. Durante todo o processo, há o constante zelo pela uva para que o vinho se mantenha em sua expressão máxima. Além disso, a vinícola utiliza em seus vinhedos o processo sustentável chamado TPC (Thermal Pest Control), que garante maior sanidade as uvas e redução do uso de agentes químicos.
A visita
Em geral, o agendamento é recomendado e pode ser feito através do site clicando aqui. A partir daí, você só precisa aguardar o retorno da vinícola. Além disso, a Casa Perini abre as portas diariamente para compras, degustação de vinhos e de petiscos. A paisagem é linda e acompanha muito bem a visita, exibindo um campo tranquilo.
Horários de atendimento no Empório (para compras e degustação):
– De segunda a sexta: das 9h às 18h;
– Sábados: das 10h às 18h30;
– Domingos e feriados: das 10h às 18h.
Horários da visita guiada: diariamente às 10h e às 15h – mediante agendamento e confirmação da vinícola.
Curiosidades
- A Casa Perini é a única vinícola brasileira a usar tanques de fermentação e maceração com temperatura e rotação controladas que garantem aos tintos taninos mais elegantes e redondos.
- Por apresentar invernos rigorosos, verões quentes com noites amenas, solo e altitude adequados, a região produz uvas de qualidade superior, excelentes para a elaboração de sucos, vinhos e espumantes.
1 comentários
Já estive lá, ótimo passeio e extremamente didático