O Vale dos Vinhedos, localizado no Rio Grande do Sul, é destino brasileiro acessível e interessante. Vinho é a atividade econômica mais marcante de lá, sendo considerada uma das mais importantes para o enoturismo no Brasil e também na América Latina. Esse é mais um destino que prova que não precisamos sair do país para aprender e conhecer mais sobre a bebida!
Leia também: Destinos brasileiros: São Roque
O Vale dos Vinhedos possui uma área de 82 km² que abriga municípios como Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, famosos pelas suas vinícolas com seus espumantes e vinhos premiados. A serra gaúcha é um dos destinos preferidos de turistas de todo o país durante a temporada de outono e inverno. Se o passeio estiver aliado ao vinho, os atrativos só aumentam.
O local que abriga diversas vinícolas é dotado de colinas e parreiras, uma vista incrível para todos visitantes. Além disso, há pequenas propriedades rurais com arquitetura colonial, que trazem ainda mais charme para o cenário do Vale dos Vinhedos. Entre as paisagens paradisíacas, encontram-se as mais renomadas vinícolas do Brasil. Nos locais de produção de vinhos, sucos e espumantes, é possível realizar tour de visitação, que ainda garante algumas degustações das bebidas durante o passeio.
Onde ir
O Vale dos Vinhedos conta com diversas vinículas, ou seja, muitos lugares para visitar e várias atrações diferentes para os amantes de vinho. Aqui destacamos a Casa Valduga e a importadora Domno.
A Casa Valduga é um complexo enoturístico que por si só já dispõe diversos tipos de atividades. Você pode visitá-la e desfrutar de um café da manhã acompanhado com músicas tradicionais da cultura italiana, tudo à sombra dos vastos parreirais cultivados ali. Também é possível colher as frutas você mesmo (!) e acompanhar o processo de produção de vinhos e espumantes. Para os mais curiosos, ainda há a opção de participar das aulas de degustação, harmonização e também um curso exclusivo sobre queijos e vinhos.
A importadora Domno também está ligada à bebida. A edificação fica em Garibaldi e é possível desfrutar de uma visita diferenciada e guiada pelo seu complexo. O passeio traz experiências relacionadas aos vinhos trazidos com exclusividade ao Brasil, além de ser realizada a degustação dos premiados espumantes Ponto Nero. É possível experimentar a bebida ainda em seu processo de elaboração e adquirir uma taça personalizada ao entrar no circuito de degustação.
Como Chegar
Com maior número de vinícolas localizadas em Bento Gonçalves, o Vale dos Vinhedos está situado no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. A atração está somente a 120 km de Porto Alegre, e pode ser acessado de carro pela BR 116 e de ônibus com desembarque na rodoviária de Bento Gonçalves.
Outros passeios interessantes
- Jardim Leopoldina: dentro da casa são vendidos produtos artesanais, como sorvetes e cerveja Leopoldina. Ao redor do local há um belo jardim que convida os visitantes para um piquenique. Também é possível sentar em uma das mesas dispostas sob a copa das árvores para experimentar os pratos servidos por lá.
- Trilhas Ecológicas: para os mais aventureiros, são disponibilizadas duas trilhas de 4,5 hectares de matas nativas na área do Hotel Villa Michelon.
- Memorial do Vinho e Casa do Filó: possui um acervo de peças utilizadas na colheita da uva e no processo de elaboração do vinho pertencentes ao período da colonização. No local, também é possível conhecer peças ligadas à agricultura, aos primeiros moinhos, artesanato, móveis e utensílios, além da religião, fortemente preservada pelos descendentes até os dias atuais.
Referências: Rodosoft, Famiglia Valduga, Vale dos Vinhedos, Domno.