A falsificação tem se tornado um problema sério mundo afora, como tem sido observado nos últimos anos. Em 2020, inclusive, um estudo feito na Austrália precisou desenvolver uma técnica contra a falsificação de vinhos.
Leia também: Vinhos falsificados: mitos e verdades sobre o esquema
Em entrevista ao Pipeline, o sommelier Bruno Porto ofereceu algumas dicas rápidas para evitar ser enganado ao comprar vinho:
Garrafa
Preste atenção no peso e no formato da garrafa, especialmente se estiver familiarizado com a marca. A cor da bebida também é um ponto a considerar, especialmente para os vinhos tintos.
Rótulo
Verifique se o rótulo está bem impresso e não apresenta erros de grafia ou se pode ser facilmente removido, o que pode indicar que o vinho é falso. Falta de informações em português pode ser um sinal de alerta sobre a legalidade da importação.
Rolha
Vinícolas renomadas costumam ter seus brasões impressos nas rolhas, e materiais sintéticos podem ser um sinal de baixa qualidade.
Preço
Fique atento ao preço, pois vinhos premiados geralmente têm um valor mais alto devido à tradição e à qualidade na produção.
Essas são medidas simples que podem ajudar a garantir uma compra mais segura e autêntica, que você pode guardar para checar em um momento que estiver com pressa e adquirindo seu vinho! Favorite a página!