Às vezes sobra um pouquinho de vinho, ou você simplesmente está com vontade de implementar a bebida em suas receitas. Independentemente do motivo, cozinhar com vinho pode ser um ótimo diferencial em um jantar! Confira abaixo algumas dicas como facilitar na hora de cozinhar.
Leia também: 5 dicas para quem gosta de cozinhar com vinho
Formas de gelo
Formas de gelo não precisam ser apenas para congelar água. Para facilitar o processo de suas receitas, você pode congelar o vinho nas formas. Quando o vinho é congelado nas formas, ele fica gelado sem que fique aguado ou perca o sabor. Pode ser retirado do freezer quando você for fazer alguma receita, como por exemplo em costela assada e filé mignon grelhado.
O vinho que você gosta
Não adianta cozinhar com qualquer vinho, escolha algum rótulo de qualidade que você gosta de beber! Quando o álcool evapora, o sabor da bebida fica concentrado no prato, então sua opinião sobre o vinho é importante. Essa regra vale para qualquer bebida utilizada para cozinhar: se não serve para beber, também não serve para comer.
É claro que isso não significa que você deve colocar na panela um rótulo especial e caro. Faça a sua escolha sabiamente!
Outro motivo para você escolher um vinho que goste de beber é que ele pode ser utilizado para harmonizar o prato.
Clique aqui para adquirir um vinho para você e sua receita.
Use panela inox
O vinho não pode ser usado em panelas de ferro, cobre e alumínio. Os metais contidos nesse tipo de panela podem reagir com o ácido contido no vinho e aumentar a acidez na sua receita.
Acrescente com moderação
Sabemos que você ama vinho, mas siga a receita e não coloque demais. O excesso pode deixar o alimento ácido e estragar o prato. Se sobrar líquido ainda na garrafa, ele pode ser guardado para uma próxima refeição, ou então bebericado enquanto come.
Não cozinhe vinho em…
… Receitas com ovos e vegetais, pois a bebida prejudica o cozimento de ambos. Além disso, o ovo e o vinho simplesmente não harmonizam bem um com o outro.
Brancos ou tintos?
Ambos tipos de vinho são utilizados na cozinha, porém, a escolha depende do que você vai fazer. A “regra” costuma ser vinhos brancos para carnes brancas (como peixes ou aves) e vinhos tintos para carnes vermelhas (como a carne bovina).
Entre os vinhos brancos, os mais indicados são Chardonnay (ótimo para tornar seu prato mais encorpado), Sauvignon Blanc e Pinot Grigio. Entre os tintos, dê preferência para Pinot Noir, Merlot e Cabernet Sauvignon.
Vinho doce ou seco?
Vinhos doces não são recomendados para pratos salgados. A explicação para isso é óbvia: o açúcar presente na bebida vai aparecer no resultado da receita. Esse tipo de vinho só é indicado quando o objetivo é realmente trazer um sabor adocicado, como em molhos à base de vinho do Porto ou Marsala, além de sobremesas. Caso contrário, o mais indicado é optar por vinhos secos, sejam eles tintos, brancos ou rosés.
Referências: Preçolandia, Prime Carnes, Vila Vinífera, Center Gourmet