Os vinhos com tampa de rosca – também chamados de screwcap – tem aparecido cada vez mais nas prateleiras. Ainda existe certo preconceito com a novidade e muitos consumidores dão preferência para a clássica rolha de cortiça. Muitas pessoas pensam que essas garrafas contém apenas vinhos jovens e que não existe a possibilidade de envelhecê-los ou guardá-los por muito tempo.
Leia também: Como reconhecer um vinho estragado?
O que significa envelhecer um vinho?
Envelhecer um vinho significa deixar que o líquido fique um tempo extra na garrafa, para que ele “evolua”. Para isso acontecer, quantidades minúsculas de oxigênio permitem promover algumas transformações na bebida com o passar do tempo, criando sabores e aromas que não serão os mesmos de um vinho jovem.
Rolha de cortiça x Tampa de rosca
De acordo com essa explicação dada acima, automaticamente todo mundo entende que somente os vinhos com rolha de cortiça conseguem apresentar uma evolução que justifique a guarda, pois há a ideia de que a cortiça permitiria essas quantidades mínimas de oxigênio e a tampa de rosca não. Ou seja, pensando assim, os vinhos de tampa de rosca seriam melhores consumidos jovens.
Porém, pesquisas já mostraram que a cortiça não deixa o oxigênio entrar e, sim, apenas o libera com o tempo o que já existe em suas tramas. Ainda assim, algumas empresas chegaram a criar tampas de rosca permeáveis, apesar de o conceito ainda estar sendo discutido.
A preferência dos produtores ainda é a cortiça quando se trata de vinhos para envelhecer. No entanto, muitos trocaram para tampas de rosca e atestam que o envelhecimento é mais uniforme. Muitos testes de produtores, na verdade, mostram que, em um ambiente redutivo (com menos oxigênio), a evolução é mais lenta e os vinhos tendem a se mostrar mais frescos se comparados com outros envelhecidos com cortiça após um mesmo tempo de guarda. E, por isso, a rosca tem sido uma opção principalmente para produtores de brancos.
Ainda assim, atualmente, essa premissa que “vinhos com rosca devem ser bebidos logo” é bastante válida. Por ser um vedante mais barato, os produtores tendem a usá-lo em seus vinhos correntes e deixam a rolha de cortiça para os mais conceituados de seu catálogo.
Concluindo: dá para envelhecer garrafas com o screwcap? Dá sim, mas por enquanto talvez não seja muito vantajoso, pois, com raras exceções, os vinhos assim selados geralmente foram pensados para serem consumidos jovens. O ideal, antes de pensar em consumir jovem ou envelhecer, é verificar se o rótulo tem essa aptidão ou não, seja ele selado com rolha ou com rosca.