A Petit Verdot é uma uva cujo nome não é muito conhecido, mas a probabilidade de você já ter tomado um vinho com ela é grande. Ela é uma uva tinta que serve para blends, ou seja, para a elaboração de vinhos produzidos com a mistura de outras variedades de cepa. Na França, por exemplo, é muito utilizada por grandes produtores de Bordeaux.
Leia também: Como se pronuncia o nome das uvas viníferas?
Na região francesa de Medoc, a Petit Verdot era uma das uvas mais populares até o século XVIII, quando um grande surto de Filoxera devastou as regiões vinícolas da França. Depois, durante a restruturação das plantações, a casta acabou perdendo espaço, pois seu cultivo era menos rentável e mais difícil de ser feito. Além disso, o pouco que restava da casta na região foi destruído em uma grande geada em 1956.
Assim, a Petit Verdot praticamente virou uma uva em extinção. Pelo menos até que os vinicultores da Califórnia, nos EUA, resolveram dar uma chance à ela pela década de 70. Dessa forma, essa casta voltou com tudo e encontrou espaço em regiões vinícolas americanas (no Chile, Argentina, Califórnia), além da Espanha e da Austrália.
Características
Ela é utilizada para dar estrutura e cor ao vinho de corte, conferindo maior potência, mais estrutura e mais força ao vinho. Ao colocar a Petit Verdot no corte, o vinho se torna mais encorpado. Além disso, graças à sua casca grossa, agrega taninos e acidez ao vinho.
A Petit Verdot é pouco usada em vinho varietal porque sozinha resulta em vinhos ácidos e com taninos muito marcantes. No entanto, algumas regiões conseguem produzir bons vinhos varietais dessa uva.
Independentemente se de corte ou varietal, na maior parte das vezes o vinho feito com Petit Verdot passa um tempo envelhecendo em barris de carvalho para torná-lo mais suave.
Harmonização
Por fazer vinhos intensos, a harmonização precisa ser feita com sabores igualmente fortes. Ou seja, combina com pratos como vitela, cordeiro grelhado e outras carnes intensas. Pode acompanhar bem queijos como grana padano, pecorino ou gouda defumado.
Cai bem com cogumelos portobello, shitake e trufas negras. Já entre os vegetais, combina com caponatas de berinjela e nozes ou pratos elaborados com moranga.
Vinhos Petit Verdot
- Vinho Família Mayol Petit Verdot (100% Petit Verdot)
- Vinho Santa Carolina VSC (Blend: Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Syrah)
- Vinho Château Romefort (Blend: Petit Verdot, Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec)
- Vinho Tomero Reserva Petit Verdot (100% Petit Verdot)
Referências: Winer, Famiglia Valduga