Muitas pessoas tem dúvidas sobre etiqueta relacionada a vinho, principalmente quando se trata de jantares requintados. É comum que as pessoas costumem tocar levemente a base de sua taça de vinho enquanto o sommelier lhe serve um vinho. Mas será que isso faz parte da etiqueta normal do vinho?
Leia também: Manual de etiqueta: quanto vinho devo servir em uma taça?
Idealmente, um sommelier serve o seu copo de vinho sem que a garrafa ou o decantador toquem no copo de vinho, mas acidentes podem acontecer, mesmo para os profissionais de vinho mais experientes! Talvez a mesa esteja muito cheia e as pessoas muito próximas. Entre esses e outros motivos, colocar os dedos na base do copo quando você está jantando em uma mesa lotada ou em um espaço apertado, é justificável. Afinal, existe a preocupação de que a taça acidentalmente tombe enquanto o sommelier estiver servindo-a.
Em certas ocasiões, você pode erguer a taça em direção ao garçom para encontrá-lo no “meio do caminho”. Porém, em casos mais sofisticados, especialmente em restaurantes, quem serve as taças provavelmente irá preferir que a taça fique na mesa.
Resumindo, não é algo que faça parte da etiqueta, mas também não é algo “proibido”. Se você se sentir mais seguro em segurar levemente a base da taça, não há nenhum problema nisso.