A vacina para o COVID-19 começou a ser distribuída no Brasil. Em uma mensagem para a revista Wine Spectator, uma leitora perguntou: Posso beber vinho depois de tomar a vacina? A resposta deve agradar os enófilos.
Leia também: Diabetes: como o vinho pode reduzir o risco
As primeiras pessoas a receberem as primeiras doses da vacina são profissionais de saúde da linha de frente no combate do coronavírus e idosos (acima de 85 anos). Embora possa haver efeitos colaterais, como náuseas, dor de cabeça, coriza e dores musculares, os amantes do vinho que receberem a vacina podem comemorar com uma taça de vinho.
De acordo com o Dr. Anuj Mehta, um pneumologista do National Jewish Health e presidente da força-tarefa do Colorado para a vacina, é mais provável que seja seguro consumir vinho após a dose. “Eu não acho que deveria haver um problema”, Dr. Mehta disse à Wine Spectator por e-mail. “Pretendo tomar uma taça de vinho após a minha dose.”
Apesar disso, há evidências de que o consumo excessivo de álcool pode suprimir a resposta do seu sistema imunológico a qualquer vacinação. Uma pesquisa foi feita sobre esse assunto, pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Conselho Filipino para Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde.
“Se você é um bebedor crônico ou um alcoólatra, já tem algum efeito no seu sistema imunológico”, afirmou o diretor executivo do departamento. “Você está imunologicamente comprometido e seu organismo pode não responder 100% às vacinas”, completa.
A médica alergista e imunologista Lorena de Castro Diniz, coordenadora do Departamento de Imunizações da Associação Brasileira de Alergia Imunologia (ASBAI), afirmou, em uma entrevista com o jornal Estado de Minas, que o ideal é não beber logo depois.
“O que queremos é a produção de anticorpos e o consumo exagerado do álcool pode interferir nisso, já que atinge diretamente o sistema imunológico. É preciso seguir as orientações para ficar imunizado e dar tempo de produzir defesa. Evite o uso excessivo de bebidas alcóolicas nos 15 dias seguintes à vacinação. Uma taça de vinho ou uma lata de cerveja não fazem mal, mas acima disso não é recomendado, segundo os médicos.”
Em caso de dúvidas, consulte seu médico. Beba com moderação.