O rótulo de um vinho é o que nos chama a atenção quando vamos comprá-lo, seja vendo-o nas prateleiras ou no catálogo online de uma loja. É onde contém as informações sobre a bebida, como o nome, uva, safra, entre outras.
Leia também: Faça sua própria caderneta de degustação de vinhos
Muitas pessoas, principalmente colecionadoras, gostam de guardar o rótulo do vinho que bebeu. As vezes é só por recordação, por ter sido uma bebida memorável por algum motivo pessoal, ou então porque a pessoa gosta de manter um caderno com anotações sobre tudo que bebeu e se gostou.
Se você é esse tipo de pessoa, é importante que você aprenda como remover o rótulo com segurança, para que ele não estrague ou se destrua no processo. Confira algumas dicas direto do site da Divvino.
No forno
Coloque a garrafa vazia, com o rótulo para cima, em um forno a 180ºC por cerca de cinco minutos. Depois, com a ajuda de uma faca ou bisturi, retire cuidadosamente o rótulo.
Com água quente
Encha a garrafa com água quente. Espere dois ou três minutos e remova o rótulo. Uma alternativa é mergulhar a garrafa vazia em um recipiente com água quente e, depois de 30 minutos, tirar a etiqueta. No entanto, esse processo pode danificá-lo.
Com adesivo plástico transparente
Corte pedaços do adesivo e cole sobre os rótulos (o tamanho do plástico deve ser um pouco maior que o rótulo). Passe as “costas” de uma colher sobre o adesivo para fixá-lo ao rótulo. Depois, puxe o plástico transparente; a camada superior do impresso sairá junto com o adesivo.