Você não precisa de uma desculpa para beber mais vinho, mas nós vamos dar mesmo assim. Ao longo dos anos, pesquisadores têm feito diversos estudos que sugerem que o vinho, particularmente o tinto, oferece grandes benefícios para a saúde.
Leia também: Vinho e chocolate podem ser reforço para a saúde
A maioria dos estudos sobre vinho focam no tinto, porém, muitos que analisaram os benefícios não separam o vinho branco do tinto. Sendo assim, é possível que o vinho branco tenha compostos saudáveis que atualmente ainda não conhecemos.
Mais pesquisas precisam ser feitas em relação ao vinho – especialmente sobre quais tipos -, mas, por enquanto, aqui está uma lista de benefícios do vinho para a saúde que foram descobertos até hoje.
1. Vinho pode prevenir doenças cardiovasculares
O benefício número 1 do vinho é a proteção cardiovascular. Estudos revelaram que o consumo moderado de vinho – um copo por dia para mulheres e até dois por dia para homens – está associado a uma diminuição do risco de doença cardiovascular.
A principal razão pela qual cientistas acreditam nisso é por causa do teor de polifenol ou antioxidante presente na bebida. O polifenol reveratrol encontrado no vinho tinto pode ajudar a proteger o revestimento dos vasos sanguíneos no coração, por exemplo.
O vinho tinto tem, em média, 10 vezes mais polifenóis do que o vinho branco. Além disso, o resveratrol tem sido estudado por seu potencial, não apenas na proteção cardiovascular, mas também no tratamento de doenças cardíacas.
Todavia, é importante mencionar que caso você passe da quantidade recomendada de vinho, os riscos de doenças cardíacas podem na verdade aumentar. Moderação é a chave!
2. Pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco
Já que acredita-se que o vinho reduza o risco de doenças cardiovasculares, isso também significa que ele evita problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco e derrame. Ambas doenças ocorrem quando os vasos sanguíneos ficam bloqueados, e o resveratrol no vinho tinto pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos e que os vasos sanguíneos também fiquem danificados.
3. O vinho pode reduzir os níveis de colesterol ruim
O resveratrol também mostrou diminuir os níveis de colesterol LDL, que podem causar doenças nas artérias coronárias se consumidas em excesso. Uma das principais maneiras de manter colesterol ruim balanceado – e prevenir doenças cardíacas – é limitar a ingestão de gordura saturada, predominantemente encontrada na carne vermelha. Quando os níveis de LDL estão muito altos, a placa começa a endurecer nas paredes das artérias e pode, eventualmente, impedir que o sangue chegue ao coração e ao cérebro.
O vinho tinto também mostrou aumentar o colesterol bom (HDL). Para manter colesterol em níveis saudáveis, beba uma taça de Merlot no jantar com vegetais e proteína magra.
4. Pode espantar diabetes tipo 2
O vinho tinto pode ajudar a proteger contra o diabetes tipo 2, que ocorre quando o corpo não pode usar eficientemente a insulina para equilibrar os níveis de glicose no sangue.
Vários estudos epidemiológicos fizeram uma associação entre a ingestão moderada de vinho e a diminuição do risco de desenvolver diabetes tipo 2. Mais uma vez, acredita-se que isso seja amplamente associado aos polifenóis da bebida.
Pesquisadores também descobriram que o etanol – o principal ingrediente de várias bebidas alcoólicas – bem como outros componentes não-alcoólicos do vinho ajudaram a facilitar o metabolismo da glicose em pacientes com diabetes tipo 2.
5. Pode afastar as cáries dentárias
De acordo com um estudo publicado no Journal of Agricultural e Food Chemistry, o vinho tinto mostrou eliminar algumas bactérias causadoras de cáries. Outra pesquisa, feita anteriormente, sugeriu que os polifenóis no extrato de semente de uva e vinho podem prejudicar o crescimento bacteriano.
Isso não significa que deva abandonar a pasta de dentes, mas talvez não deva se preocupar tanto com o tinto manchando seus dentes, pois ele pode estar impedindo que você tenha alguma cavidade.
6. Vinho pode aumentar os níveis de ômega-3
Existem pesquisas mostrando que pessoas que bebem regularmente quantidades moderadas de vinho têm níveis mais altos de ácidos graxos ômega-3, independentemente da ingestão de peixe. O salmão, em particular, é repleto de ácidos graxos ômega-3 saudáveis para o coração.
O ômega-3 é importante, pois ajuda a reduzir a inflamação no corpo e pode ajudar a reduzir o risco de inúmeras doenças crônicas.
A ligação entre o consumo de vinho e os ácidos graxos ômega-3, no entanto, ainda não é totalmente compreendida. Um desses estudos sugere que as concentrações de antioxidantes polifenol no vinho podem estimular a síntese de EPA e DHA. Esses são dois tipos de ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa encontrados principalmente em peixes.
7. Pode reduzir o risco de doenças neurodegenerativas
Um estudo revelou uma conexão entre vinho tinto e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Os pesquisadores descobriram que certos compostos chamados metabólitos que permanecem no intestino depois que o vinho foi consumido são protetores contra a morte de neurônios, o que poderia retardar o início de tais doenças.
8. Pode apoiar a saúde intestinal
Talvez você fique surpreso com esse fato, pois beber muito álcool pode causar estragos no intestino, certo? Porém, quantidades moderadas de vinho tinto descobriu-se ter efeitos positivos.
Em um estudo, indivíduos que beberam cerca de 200 ml de vinho tinto por 20 dias tiveram um aumento na abundância de bactérias que promovem a saúde intestinal (probióticos) e, como resultado, efetivamente diminuíram o número de bactérias nocivas. Os pesquisadores acreditam que os polifenóis do vinho tinto promoveram esses benefícios pré-bióticos.
9. Pode ajudar a prevenir queimaduras graves
Evidentemente, o vinho e outros derivados da uva podem ajudar a proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios UV.
Quando os raios UV fazem contato com a pele, eles ativam o que é chamado de espécies reativas de oxigênio (ROS), e um estudo da Universidade de Barcelona descobriu que alguns flavonóides, ou substâncias polifenólicas extraídos de uvas, podem reduzir o número de ROS que se formam pele.
Quem diria que uma taça de Pinot Noir poderia ajudá-lo a afastar as queimaduras solares?
Beba com moderação!