A uva Viognier é bastante aromática e de pouca acidez, que pode fazer tanto vinhos tintos quanto brancos. Ela se tornou ícone do Norte do Rhône, onde produz vinhos brancos deliciosos e de grande charme, como os famosos Condrieu.
Como pronunciar? Diferente de algumas castas que se pronuncia exatamente como se lê, Viognier soa mais ou menos como vi-on-iê.
Leia também outros posts da categoria ‘Conheça a uva”
Acredita-se que a terra natal da Viognier tenha sido a Dalmácia, região do leste europeu que abrange territórios da Croácia, Bósnia e Herzegovina, e Montenegro. Ela provavelmente foi levada para o Rhône pelos romanos há mais de 2.000 anos.
Cultivo da Viognier
O cultivo da Viognier pode ser considerado difícil. Ela tem baixo rendimento e só pode ser colhida quando está bem madura. Caso acabe sendo colhida precocemente, ela não desenvolve todos seus aromas e sabores, e quando colhida tardiamente, produz um vinho oleoso e sem o aroma característico. Ou seja, ela tem que ser extraída no momento perfeito.
Infelizmente, a Viognier também é propensa a mofo e precisa de muita exposição à luz do Sol para amadurecer corretamente. Porém, se for exposta a um calor excessivo, perde seu frescor característico.
Apesar da dificuldade, certas vinícolas se arriscam em plantá-la. Inclusive, a Viognier é a única casta que faz os famosos vinhos brancos Condrieu, na França. Além deste país, a casta também pode ser encontrada na Itália, Grécia, Austrália, Espanha e Estados Unidos.
Características da Viogner
Apesar de ser uma uva com casca de cor clara, a Viognier também faz vinhos tintos, além dos brancos. Ela costuma a combinar perfeitamente em blends, costumando a suavizar e clarear os vinhos da uva Syrah, por exemplo.
Os vinhos elaborados com a uva Viognier costumam revelar uma cor intensa, alto teor alcoólico (próximo a 13%) e aromas sedutores, associados a damasco, pêssego e flores. Seus vinhos são robustos e de baixa acidez.
Curiosidade sobre a Viognier
- Os vinhos Viognier são o acompanhamento perfeito para queijos de massa mole (como brie e camembert) e peixes. O alto teor alcoólico dos rótulos são excelentes para contrastar com pratos da culinária tailandesa, mexicana e chinesa.
- Em Mendoza e em Languedoc há vinhedos em quantidade crescente de Viognier.
- Em 1965, havia menos de 10 hectares plantados com Viognier em Condrieu e agora são mais de 160 hectares.
Referências: Mistral. Acesso em 23/07/2018.
Winepedia, 2015. Acesso em 23/07/2018.
Tintos e Tantos. Acesso em 23/07/2018.