Viajar para a Itália ou França para degustar belos vinhos e espumantes deve ser o sonho de qualquer enófilo, mas nem sempre o dinheiro chega a tanto. Para quem gosta de vinho e tem vontade de conhecer vinícolas, por que não optar pelas brasileiras? Segue a lista de destinos brasileiros para quem ama vinho!
Leia também: Dicas para desfrutar do enoturismo no Brasil
1. Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul
Famosíssimo e uma visita obrigatória. Vinho é a atividade econômica mais marcante de lá, sendo considerada uma das mais importantes para o enoturismo no Brasil e também na América Latina. É onde ficam as vinícolas como a Casa Valduga e a Domno (que distribui a Ponto Nero). Fica a 120km de Porto Alegre.
- Clique aqui para ler mais sobre o Vale dos Vinhedos.
- Clique aqui para ler mais sobre o enoturismo na Casa Valduga.
2. Caxias do Sul, Rio Grande do Sul
Em Caxias do Sul fica a premiada Casa Perini. Eles são daquela vinícola que teve espumante premiado como o 5º Melhor do Mundo (Leia sobre aqui), ou seja, você não vai querer perder essa. Se for fazer o Rio Grande do Sul como destino para fazer o seu enoturismo, dar uma passada na Casa Perini é uma excelente ideia.
3. São Roque, São Paulo
Nem tudo sobre vinho fica na Serra Gaúcha. São Roque fica a apenas 66 quilômetros da capital de São Paulo, e é conhecida por ser a terra do vinho e das alcachofras. Seu roteiro inclui gastronomia, cultura, religião e aventura, garantindo um passeio que agrada toda a família e também os enófilos. O foco deles é a uva Cabernet Sauvignon!
4. Vale de São Francisco, Pernambuco
Pernambuco também tem enoturismo! E ainda é o único lugar do mundo que consegue ter colheita o ano inteiro. É no Vale de São Francisco da onde vêm os vinhos finos Terranova. Existem diversos passeios interessantes para quem gosta de vinhos, principalmente através da Rota das Águas aos Vinhos.
5. Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul
Mais um destino interessante na terra gaúcha, dessa vez com foco nos espumantes. A parada obrigatória em Pinto Bandeira são as vinícolas Cave Gaisse e Don Giovanni. A região possui paisagens impressionantes e belos passeios para quem gosta de vinho.
6. Altos Montes, Rio Grande do Sul
É em Altos Montes que fica a vinícola Luiz Argenta, altamente reconhecida pelos seus vinhos requintados e saborosos. Também é lar da importante vinícola chamada Casa Venturini. Outras vinícolas da rota também podem ser visitadas, como a Boscato, Nova Aliança e Terrasul. A região conta com hotéis, restaurantes e pontos turísticos.
7. São Joaquim, Santa Catarina
São Joaquim é uma cidade onde o enoturismo tem ganhado cada vez mais espaço. A região se destaca na produção de vinhos finos de altitude e é lar da fantástica vinícola Villa Francioni. As paisagens lá são muito belas, ainda mais em época de frio, que pode nevar e deixar a vista ainda mais maravilhosa cheia de flocos.
8. Jundiaí, São Paulo
Além de São Roque, Jundiaí é um ótimo local para fazer enoturismo no estado de São Paulo. A região é marcada pela boa culinária italiana, que combina muito bem com os vinhos produzidos por lá.
Atualizado em: 05/2022