Com a chegada de temperaturas mais baixas, não há nada como um vinho para harmonizar com o churrasco de domingo. A bebida pode ser escolhida por diversas maneiras, usando a regra geral de vinho tinto para carne vermelha, vinho branco para carne branca; ou então seguindo nossas sugestões abaixo.
Leia também: Mitos sobre vinho que as pessoas falam
Picanha
A picanha é uma carne macia, marmorizada e com uma capa de gordura. A sugestão de harmonização é o argentino Nieto Senetiner Malbec DOC, elaborado em Mendoza, que tem boa acidez e taninos macios. Ele amadureceu em barricas de carvalho francês por 12 meses e passou mais 6 meses em adega antes de ser comercializado.
Clique aqui para comprar o seu Nieto Senetiner Malbec DOC.
Maminha
Esse corte possui um sabor suave e uma textura bem macia. Por isso o corte e utilizado tanto para peças de churrasco, quanto assados e ensopados. Acompanha bem o italiano Caldora Yume Montepulciano d’Abruzzo DOC, que apresenta aroma de frutas vermelhas, notas de flores secas, especiarias e liquiriza. No paladar é seco, encorpado, quente, com uma acidez intensa, taninos macios abundantes, final complexo e longevo.
Clique aqui para comprar o seu Caldora Yume Montepulciano d’Abruzzo DOC.
Filé-Mignon
Filé combina muito bem com vinho Pinot Noir e com Beaujolais. Recomendamos o argentino Humberto Canale Pinot Noir, que oferece aromas de framboesas e cerejas, geleia de amora e especiarias. Em boca é fresco, elegante e complexo, com taninos finos e agradáveis.
Clique aqui para comprar o seu Humberto Canale Pinot Noir.
Alcatra
Esse é um dos cortes mais versáteis do boi. É magro (possui pouca gordura) e muito macio. O vinho tinto Argento Cabernet Sauvignon harmoniza bem com alcatra, principalmente com molho de nozes. O vinho tem aroma intenso lembrando ameixa e cereja. Notas de groselha, pimentão verde e nuances amadeiradas. No paladar é frutado com notas de cassis e taninos equilibrados.
Clique aqui para comprar o seu Argento Cabernet Sauvignon.
Fraldinha
A Fraldinha é um corte pequeno, com pouca gordura, fibrosa e macia. Combina bem com o tinto Latitud 33° Malbec. Esse é um Malbec com aromas de frutas vermelhas maduras, com notas de chocolate e nuance de baunilha e especiarias. Em boca é frutado, macio, fácil de beber e com final agradável.
Clique aqui para comprar o seu Latitud 33° Malbec.
Costela
A costela é um corte delicado que possui muito gordurosa e, por isso, é também muito macia. Para dar conta de tanta untuosidade, sugerimos o tinto Salton Desejo Merlot. Ele é límpido, de coloração roxa intensa. Apresenta aromas de frutas negras (mirtilo, amora, framboesa), polpa de frutas em compota, cogumelos, amêndoas tostadas e chocolate. Seu sabor é intenso e prolongado com taninos maduros.
Clique aqui para comprar o seu Salton Desejo Merlot.
Cupim
Também muito rico em gordura, o cupim exige longo tempo de cozimento por conta da fibra muscular e alta quantidade de gordura. Para harmonizar, o vinho Pulenta Estate VII Gran Corte é uma boa dica. Este é um vinho rico, repleto de aromas, sabores e sensações. Mescla Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Tannat, todas essas uvas juntas criam uma harmonia impressionante em taça.
Clique aqui para comprar o seu Pulenta Estate VII Gran Corte.
Referências: Minerva, Grand Cru, Coisas boas da vida.
1 comentários
Socorroooo, quero tudo!!!